×
Loading ...

Como se livrar das manchas nos copos na máquina de lavar louças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As manchas levemente furta-cor e esfumaçadas nas superfícies de vidro são, na verdade, micro arranhões e não uma película removível. Se a sua lava-louças tem manchado seus vidros, você não pode recuperá-los sozinho. Em uma última tentativa, leve os vidros para uma vidraçaria para um banho de ácido, o que talvez reduza a aparência de opacidade. Você pode, no entanto, evitar que o problema se repita. Livre-se da mancha ligada à lava-louças atacando sua causa mais comum: a escolha ou uso impróprio do sabão para máquinas de lavar louças.

Instruções

As manchas podem estragar um copo que antes era reluzente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Como fazer

  1. Verifique as configurações de água quente. Muitos detergentes para lava-louças não irão dissolver a menos que a água bem quente os atinja. O detergente não dissolvido deixado dentro de vidros pode manchá-los. Certifique-se que a água quente esteja configurada para 49° C, aproximadamente, e jogue água quente sobre a louça na pia antes de colocá-la na máquina.

    Loading...
    Copos de vidro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  2. Reduza a quantidade de detergente que você usa em cada lavagem, especialmente se tiver água filtrada. Tente usar metade da quantidade recomendada, depois adicione mais detergente nos ciclos posteriores caso você não fique satisfeito com os resultados.

    Detergente para lava-louças (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  3. Limpe o sabão velho da sua máquina, o filtro e os tubos. Coloque uma caneca de café cheia de vinagre concentrado na prateleira de cima da sua máquina de lavar louças. Ligue a máquina como você normalmente faz; o vinagre irá dissolver qualquer detergente remanescente.

    Louças na lavadora (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Preste atenção na organização das peças de vidro na lava-louças. Se você arrumá-las de forma que se toquem, elas podem roçar umas nas outras durante a lavagem, o que causa os tão temidos micro arranhões. No futuro, deixe cerca de 1,3 cm de distância entre cada vidro, e certifique-se de que cada um esteja firmemente colocado e virado para baixo.

    Organize as peças de vidro na máquina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que os arranhões sejam realmente o problema. Os arranhões e o acúmulo de cálcio ocasionado pela água deixam uma mancha muito semelhante na aparência dos vidros. Tente deixar de molho um copo que você acredita estar arranhado em um pouco de vinagre por algumas horas. Se o esfumaçado se dissolver no vinagre, os vidros não estão arranhados, e você pode solucionar a questão utilizando o auxílio de um produto para enxágue nos ciclos da sua lava-louças.
  • Se os seus esforços em resolver os problemas de arranhões falharem, procure ajuda de um profissional especializado em assistência e reparos. Se a sua máquina não estiver, de algum modo, funcionando adequadamente e esteja deixando sabão na sua louça, essa sobra poderá arranhar os copos. Possíveis problemas podem incluir um filtro bloqueado, um vaporizador quebrado ou problemas na condução da água.

O que você precisa

  • Caneca de café
  • Vinagre branco

Referências

Loading ...
Loading ...