Mais
×

Como se livrar de marcas de acne no rosto

Atualizado em 17 abril, 2017

Depois de uma ocorrência de acne, podem ficar marcas marrons, vermelhas ou roxas no rosto. Tecnicamente chamadas de hiperpigmentação pós-inflamatória, essas manchas costumam ser confundidas com cicatrizes de acne. Apesar de sumirem com o tempo, elas podem durar alguns meses ou até anos. Felizmente, existem diversos tratamentos disponíveis para acelerar a cicatrização e eliminar essas manchas.

Instruções

As manchas de acne são tratáveis e somem com o tempo (Skin care. Beauty. image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)
  1. Examine sua pele em busca de sinais de acne ativa. Como essas marcas são invariavelmente um resultado da acne, é fundamental controlá-la antes de cuidar das manchas. Pergunte ao seu dermatologista sobre tratamentos contra a acne disponíveis, se ainda tive-las.

  2. Pergunte ao seu dermatologista sobre retinoides de uso tópico que aceleram o processo de cicatrização. Os retinoides agilizam a reposição de células, ajudando a suavizar as marcas de acne. Esteja ciente de que os retinoides deixam a pele mais sensível ao sol e podem causar irritações em peles sensíveis.

  3. Use agentes iluminadores, como hidroquinona, ácido kójico ou ácido azelaico nas marcas. Pergunte ao seu dermatologista qual é o melhor para o seu tipo de pele. Alguns podem não ser recomendados para peles mais escuras ou étnicas.

  4. Consulte um esteticista certificado e pergunte sobre peelings com ácido glicólico ou ácido lático. Suspenda o uso de retinoides tópicos por pelo menos uma semana antes do peeling e consulte seu dermatologista ou profissional de escolha se tiver muita vermelhidão ou irritação na pele.

  5. Use bloqueador solar todos os dias antes de sair. Os retinoicos e o ácido glicólico deixam a pele mais sensível ao sol, o que pode levar a queimaduras de sol ou danos causados pelo sol. A exposição ao sol também pode escurecer ainda mais as manchas marrons.

Aviso

  • Se estiver tomando isotretinoína, evite qualquer tipo de peeling químico por até seis meses após o fim do tratamento. Ele deixa a pele muito sensível, e o peeling pode danificá-la, postergando a cicatrização.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article