Mais
×

Como se livrar da microfonia na guitarra

A microfonia é um fenômeno do áudio causado quando um som amplificado é emitido novamente pela mesma fonte. Por exemplo, os captadores da sua guitarra capturam o som do amplificador, esse som passa pelos microfones do captador e de volta ao amplificador, fazendo um ciclo. Isso cria um "assovio" desagradável e indesejado. Em alguns casos, os guitarristas procuram a microfonia por motivos criativos, mas esse é um efeito geralmente indesejado, quando se toca alto e com distorção. Existem alguns passos que você pode tomar para se livrar da microfonia.

Instruções

A microfonia acontece se você ficar perto demais do amplificador (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Abaixe o volume principal. Essa é uma concessão que precisa ser feita de vez em quando, ao tocar em palcos pequenos. O som dos amplificadores chega a uma distância menor, quando o volume está mais baixo, então é menos provável ter microfonia.

  2. Abaixe o "ganho" nos pedais de distorção. Esse é o controle que define a quantidade de alteração no som. É mais provável que a sua guitarra tenha microfonia quando o ganho estiver alto. Apesar de ser uma concessão no som, abaixar um pouco a intensidade pode diminuir a microfonia.

  3. Use um cabo mais longo. Isso permite que você fique mais distante do amplificador, diminuindo as chances da guitarra captar o som amplificado. Se necessário, troque de lado com o baixista, para ficar o mais longe possível.

  4. Vire o amplificador, para que ele fique voltado para o lado oposto ao seu. Se estiver tocando em um palco e não tiver espaço suficiente para se afastar do amplificador, uma alternativa é virar a caixa para o outro lado. A desvantagem disso é que a plateia pode não ouvir o som tão claramente. Porém, se o amplificador estiver conectado via microfone a uma mesa de som, a direção não fará diferença. Outra opção é colocar a caixa na frente do palco e ficar atrás dele. Dessa forma o som é projetado em direção ao publico, e não para você.

  5. Minimize o volume da guitarra quando não estiver tocando. A microfonia só é audível quando você não está tocando. Apesar de ser inconveniente, isso pode ser feito abaixando o volume entre os riffs. Se isso não for apropriado para seu estilo, você pode conseguir resultados parecidos se usar um pedal afinador com função bypass. Quando não estiver tocando, pise no pedal, para ligá-lo. A desvantagem é que você precisa se concentrar na redução da microfonia, em vez da música, o que pode prejudicar sua apresentação.

Dicas

  • Se perceber que a microfonia atrapalha todos os seus shows, invista em um aparelho que filtra os ruídos. Eles permitem que você configure um limite mínimo de volume. Tudo abaixo do limite selecionado não é ouvido, significando que apenas o que você tocar vai chegar ao amplificador. Todos os outros ruídos são cortados, eliminando a microfonia para sempre.

O que você precisa

  • Cabo longo de guitarra
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article