×
Loading ...

Como se livrar de problemas com fuligem preta e folhas esbranquiçadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

De acordo com a Universidade do Estado de Ohio, controlar insetos sugadores de seiva, como os pulgões, ajudará a se livrar da fumagina. Esses insetos secretam "melato", um líquido doce que encoraja o crescimento de fumagina nas folhas de plantas ornamentais. O oídio é um fungo provocado por temperaturas quentes e alta umidade. A Universidade diz que "a maioria dos fungos de oídio produzem esporos que se espalham pelo ar e infectam plantas quando as temperaturas são moderadas (15°C a 26°C), e não estarão presentes durante os dias mais quentes do verão".

Instruções

O oídio pode se formar em flolhas de lilás (leaf image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

    Métodos químicos e não-químicos para controlar pulgões

  1. Espirre uma corrente forte de água da mangueira para lavar o mogo e os pulgões das partes superior e inferior da folha. Faça isso enquanto a população dos insetos for pequena e a fumagina afetar apenas algumas plantas. Os jatos fortes de água prejudicam os insetos e os tornam mais incapazes de voltar às plantas. Os controles não-químicos reduzem o risco de matar insetos benéficos.

    Loading...
  2. Misture uma colher de chá de sabonete líquido ou detergente para louças com um 3,5 litros de água. Despeje a mistura, conforme o que couber, em uma garrafa de spray. Borrife a mistura em cima e embaixo das folhas para remover a fumagina e matar os pulgões.

  3. Libere predadores naturais comprados em lojas de jardinagem nas plantas. As joaninhas são inofensivas a pessoas e animais, mas destruirão os pulgões e suas larvas. Atente-se ao fato de que as joaninhas voam. Elas ficarão em um lugar só por um tempo e, depois de alguns dias, voarão para as plantas do seu vizinho.

  4. Espalhe cascas de banana em volta das plantas em pequenas áreas do quintal para repelir os pulgões. As cascas contêm fósforo e potássio, e são bons fertilizantes.

  5. Borrife substâncias químicas, tais como inseticidas, óleo de nim e óleo de alcance estreito, com uma garrafa spray para controlar temporariamente os pulgões. No entanto, estas substâncias também destruirão os insetos benéficos.

    Métodos químicos e não-químicos de controlar os oídios

  1. Ferva 10 dentes de alho em quatro xícaras de água. Ferva a água e o alho em uma panela grande no seu fogão. Tire a panela do fogo quando o alho estiver dissolvido. Deixe o líquido esfriar, coe a mistura pelo coador e despeje em uma garrafa spray. Previna o crescimento de bolores ao borrifar as plantas quando as temperaturas do dia começarem a esquentar e quando a noite ainda estiver fresca.

  2. Se a doença já estiver se manifestando, use tesouras de poda para podar todas as folhas e madeiras mortas e doentes das plantas. Destrua as folhas, ervas daninhas e galhos ao queimá-los ou ensacá-los para o lixeiro recolher.

  3. Regue as plantas uma vez por semana até que o solo esteja úmido em profundidade de 20 a 25 cm. Evite molhar as folhagens usando uma mangueira flexível.

  4. Borrife fungicidas, tais como o Triadimefon, o Triforine, o tiofanato-metil e o Propiconazol, assim que os oídios aparecerem nas plantas. Cubra as partes de cima e de baixo de todas as folhas com o spray. Todos os métodos naturais para prevenir ou eliminar o oídio devem ser utilizados antes de usar os fungicidas.

Loading...

Aviso

  • Alguns remédios caseiros que utilizam sabão podem ser prejudiciais às plantas.
  • Verifique os rótulos dos inseticidas e fungicidas quanto a cuidados com plantas sensíveis. Entre em contato com os serviços de extensão cooperativa da sua região para tratar sobre considerações sobre as plantas.

O que você precisa

  • Mangueira de jardim
  • Colher de chá
  • Recipiente para 3,5 litros
  • Sabonete líquido
  • Garrafa spray
  • Joaninhas
  • Tesouras de poda
  • Cascas de banana
  • Spray químico
  • Dentes de alho
  • Copo de medida
  • Coador
  • Mangueira flexível
  • Fungicida

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...