É seguro usar óleo de neem para a proteção de gatos contra pulgas?

Os óleos essenciais em alguns sprays de neem são tóxicos para gatos

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

As pulgas podem ser mais do que um incômodo em um gato. Podem transportar larvas da tênia, e gatos que as comem durante a higiene podem ficar infestados de larvas e outros agentes infecciosos. As pulgas adultas também se alimentam do sangue do gato, podendo enfraquecê-los, causar anemia e até mesmo levar a morte. O tratamento contra pulgas, como a permetrina e outros pesticidas que são seguros para cães, nem sempre são para gatos. O óleo de neem é uma alternativa para erradicação de pulgas do seu felino.

Óleo de neem

Ó óleo de neem, ou nim, vem da árvore de mesmo nome. Esse óleo afeta os hormônios dos insetos, evitando-os de comer e crescer. O óleo de neem é considerado um produto seguro pata gatos, embora ingeri-lo em grandes doses diárias tenha provocado efeitos negativos a longo prazo em ratos de laboratório. Os gatos podem ingeri-lo quando se limpam, mas a maior parte do óleo sai ao lavar com xampu.

Como usá-lo

Use a folha de neem para fazer um chá e misturar ao xampu. Também é possível misturar o óleo puro. O xampu de neem não é estável, então misture poucas gotas do óleo com 1/4 da quantidade do xampu e use-o imediatamente. Deixe o xampu no seu gato enquanto ele permitir e repita o processo várias vezes para melhores resultados. Use esse óleo apenas externamente.

Efeitos colaterais e toxicidade

Os tratamentos de óleo de neem que contêm óleos essenciais não são recomendados para gatos porque podem prejudicá-los. O chá do óleo de neem é particularmente tóxico para gatos. Nunca use o óleo destinado para as plantas em cães ou gatos. Observe se há outros inseticidas ou aditivos potencialmente prejudiciais. Comprar um óleo de neem 100% orgânico ao invés de sprays e xampus elimina as chances de expor o seu gato a extratos e substâncias químicas nocivas.

Dicas para o controle de pulgas

Para a medida de controle mais segura e natural para o seu gato, forneça-o um ambiente limpo para evitar pulgas. Limpe e aspire a sua casa com frequência, especialmente nas áreas onde os animais domésticos ficam. Esvazie o saco do seu aspirador após a limpeza para que os ovos de pulgas dentro dele não choquem. Limpe a cama do seu gato e coloque-a no secador em temperatura máxima para matar até a última pulga. Uma infestação severa de pulgas pode necessitar de tratamento profissional. Você e o seu gato devem sair de cada durante e após o tratamento.

eHow Brasil
×