on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como se livrar da voz anasalada ao cantar

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma sonoridade anasalada ao cantar é geralmente resultado de muito ar passando pela cavidade nasal em relação à quantidade que passa pela boca. Também é possível produzir uma sonoridade anasalada com o ar passando só pela boca. Isso se dá porque a boca, a garganta e a cavidade nasal atuam como câmaras de ressonância, e ao se excluir uma dessas câmaras, não se aproveita toda a ressonância possível. Portanto, uma distribuição equilibrada de ar cria uma voz mais plena, ressonante e menos anasalada ao cantar. Existem várias técnicas para facilitar isso.

Instruções

Para evitar que a voz fique anasalada, é preciso que haja bastante espaço na boca para o ar passar (Sean Murphy/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine se sua sonoridade anasalada é resultado da passagem de muito ar pelo nariz e do corte do fluxo de ar pela boca. Esse fenômeno muitas vezes é habitual e acontece ao falar também. Primeiro, cante "iei" como faria normalmente. Depois, cante novamente com o nariz tampado. Se sua voz ficar bloqueada, então você está cantando pelo nariz.

    Loading...
  2. Encontre seu palato mole sentindo o céu da boca com a língua e então movendo-a para trás em direção à garganta até que sinta o céu da boca mais macio. Essa é a diferença entre o palato duro e o mole. Levantar o palato mole abre espaço para que o ar passe por sua boca.

  3. Mantenha a boca aberta enquanto canta. De outra forma, menos ar e volume sairão pela boca. Para ajudar a criar uma sensação de boca aberta ao cantar, observe-se em um espelho e veja se é possível colocar um dedo entre seus dentes enquanto canta uma música.

  4. Familiarize-se com a sensação do palato mole aberto. Boceje e tente cantar um "aaah" enquanto o faz, o que deve fazer o palato mole levantar. A voz criada com essa técnica não é boa para cantar, mas é um excelente exercício para aprender a criar mais espaço de ressonância na boca.

  5. Cante com uma sonoridade exagerada que abaixe a parte posterior da língua e abra a cavidade oral para que o ar flua.

  6. Relaxe e não force sua voz ao cantar. Cantar é um ato natural e pode ficar mais difícil quanto mais tenso o cantor fique. Para reduzir a voz forçada, algumas pessoas acreditam que parar de cantar e se curvar ajuda, deixando a sensação da gravidade reduzir a tensão.

Loading...

O que você precisa

  • Espelho

Referências

Loading ...
Loading ...