Como livrar-se de formigas no telhado

Escrito por sylvia cochran | Traduzido por mayra chibante
Como livrar-se de formigas no telhado
Não ignore as formigas, pois elas podem causar danos estruturais no seu telhado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Na Bíblia, as formigas são exaltadas por serem insetos sábios que armazenam comida durantes os momentos de abundância e, por isso, são perfeitos exemplos para pessoas que não têm ética profissional ou entendimento. Claro, quando esses pequenos insetos invadem sua casa ou são achados no seu telhado, nenhum exemplo bíblico é suficiente para impedir que os proprietários as matem. Embora borrifar produtos seja, normalmente, o primeiro passo, isso nem sempre é o melhor. Seguem algumas dicas para livrar-se de vez desses insetos.

Instruções

  1. 1

    Trace a infestação até sua origem. Apesar de ser tentador borrifar tudo que esteja à vista, você estará apenas adiando o problema: o ninho possui milhares de outras formigas. Já que a maioria desses insetos se move em trilhas definidas, passe um bocado de tempo observando essas pequenas criaturas e veja se é possível determinar o ponto de origem.

  2. 2

    Aproxime-se do ponto de origem da infestação. Talvez as formigas tenham se mudado para um pequeno buraco debaixo do peitoril da janela ou vivam ao redor da chaminé. Esses serão seus focos principais de ataque.

  3. 3

    Suba até o sótão, se não há outra fonte externa de infestação e as únicas formigas à vista são as do telhado. Faça isso durante o dia, com uma lanterna, e verifique a área debaixo da estrutura, onde os insetos foram vistos. É possível que eles se movam por baixo dos materiais de cobertura, escavando o próprio caminho para o sótão. Será possível enxergar as evidências da atividade, encontrando rastros de feromônio. Esses normalmente se originam no ninho e, seguindo a trilha, será possível achá-los.

  4. 4

    Tente identificar as formigas da melhor forma. Enquanto muitos produtos comerciais podem eliminar vários insetos, saber se você está lidando com formigas-de-cupim ou formigas-lava-pés determinará como lidar com os danos em potencial depois de erradicar a colônia. No caso das formigas-de-cupim, provavelmente será necessário checar a sonoridade das vigas debaixo do telhado, já que esses insetos podem tê-las deixado ocas. Já para as formigas-lava-pés, existe uma chance que você não tenha se livrado de todas e o maior cuidado deve ser tomado quando mexer nessa colônia.

  5. 5

    Coloque iscas envenenadas para formigas ao redor da área de entrada do ninho, na trilha da colônia e também em locais esporádicos da trilha propriamente dita. Distancie-se. É difícil deixar as formigas continuarem seu caminho e esperar o veneno funcionar, mas é crucial que esses insetos sigam seu caminho até as armadilhas. Continue esse processo até que seja possível notar formigas ao redor do veneno.

  6. 6

    Remova as iscas quando a atividade ao redor delas parar. Descarte essas armadilhas, colocando-as primeiro em um saco plástico e depois jogando-as no lixo.

  7. 7

    Limpe completamente a área. Varra quaisquer folhas, galhos e outros tipos de vegetação morta que possam ter servido como atrativo para as formigas se esconderem. Quando toda a sujeira for removida, lave a região com água.

  8. 8

    Deixe a água secar e aplique o spray para formigas. Esse é um passo opcional, mas normalmente é uma boa ideia para impedir futuras infestações de insetos que possam gostar da ideia de ter um telhado livre de inimigos e competição.

  9. 9

    Retorne à fonte da infestação e sele a área com calafetação. Se você notar algum dano estrutural, talvez seja necessário substituir com um pouco da madeira - no caso das formigas formigas-de-cupim - ou simplesmente ponha um pouco de massa de vidraceiro por cima da calafetação, assim que essa estiver seca.

  10. 10

    Previna futuras infestações verificando árvores próximas da sua casa - ou galhos pendurados por cima do telhado - por atividade das formigas. Pode galhos de árvores que estejam pendurados sobre o telhado ou que toquem sua casa e impeça que as colônias de formigas escalem pelos troncos dessas árvores.

Dicas & Advertências

  • Proteja os pássaros das iscas envenenadas, fazendo uma simples cobertura com a ajuda de uma caixa que se ajuste à armadilha. Corte alguns buracos na frente e na parte de baixo, para que as formigas passem através dela.
  • Não ignore as formigas presentes no seu teto, já que elas podem causar sérios danos estruturais ao telhado, deixando as vigas ocas.

O que você precisa?

  • Lanterna
  • Isca envenenada para formigas
  • Vassoura
  • Mangueira
  • Calafetação
  • Spray para formigas (opcional)

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível