×
Loading ...

Como livrar-se de gorgulhos nos armários da cozinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os gorgulhos, um tipo de besouro, vivem em plantas granulosas, como trigo, arroz e milho. O seu ciclo de vida faz com que seja difícil detectar uma infestação em um saco de grãos "aparentemente limpos", pois eles não só comem os grãos, mas também os usam como local de reprodução – colocando ovos dentro dos grãos individuais, para que seus filhotes o comam após o nascimento, durante o desenvolvimento. Como resultado, mesmo sem detectar os gorgulhos adultos, talvez ainda exista uma infestação ativa em sua casa. Não se desespere – com os produtos de limpeza e recipientes de armazenamento adequados, você pode livrar-se facilmente desses insetos e evitar futuras infestações.

Instruções

Há uma infestação de gorgulhos em sua casa? (NagyDodo/iStock/Getty Images)
  1. Corte dois sacos plásticos brancos nas laterais, deixando o fundo intacto, para formar dois pedaços grandes de saco plástico. Coloque um embaixo de seus armários e um no chão, próximo dele. O plástico branco não só apara os detritos e gorgulhos, mas também os deixa facilmente visíveis conforme eles saírem de seus armários durante a limpeza.

    Loading...
    Coloque os sacos plásticos cortados embaixo do armário e no chão (Pablo Demetrio Scapinachis Armstrong/iStock/Getty Images)
  2. Coloque a máscara e as luvas e jogue os grãos infestados fora. Aspire qualquer grão solto e também passe o aspirador em volta dos outros produtos alimentícios no armário.

    Aspire quaisquer resquícios alimentícios (Markus Münch/iStock/Getty Images)
  3. Remova todos os produtos alimentícios do armário onde os gorgulhos foram encontrados e dos armários próximos. Os gorgulhos podem passar de um para o outro através de rachaduras. Procure por infestações e depois mova os alimentos não infestados para um local longe dos armários.

    Remova todos os alimentos do armário onde os gorgulhos foram encontrados (lorraine kourafas/iStock/Getty Images)
  4. Aspire bem os armários mais uma vez, principalmente rachaduras ou espaços estreitos, e livre-se imediatamente dos detritos aspirados, jogando-os fora em um saco plástico fechado.

    Aspire bem os armários mais uma vez (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)
  5. Combine água com um desinfetante que mate bactérias e seja seguro para usar na cozinha, seguindo as instruções do fabricante. Mergulhe uma esponja porosa na mistura, aperte para remover o excesso de água, e limpe todas as superfícies dos armários, incluindo a parte superior, as laterais e o exterior deles, pois os insetos como os gorgulhos podem deixar bactérias e fezes prejudiciais aos humanos.

    Limpe todas as superfícies dos armários (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)
  6. Espere 10 minutos e limpe novamente com água e uma esponja limpa para remover resíduos do desinfetante. Deixe secar naturalmente ou seque com um pano limpo ou papel toalha.

    Espere 10 minutos e limpe novamente com água limpa (De-niss/iStock/Getty Images)
  7. Jogue fora as folhas de plástico branco e as esponjas em um saco fechado.

    Jogue fora as folhas de plástico branco e as esponjas em um saco fechado (-art-siberia-/iStock/Getty Images)
  8. Armazene os alimentos restantes em recipientes plásticos ou de vidro bem fechados que tenham selantes de borracha ou silicone. Esse selante garante que os gorgulhos nascidos em um lote estragado de grãos não contaminem ou infectem outros armários ou outros tipos de grãos ou alimentos. Além disso, ele garante menos trabalho para limpar, após alguma infestação futura.

    Armazene os alimentos restantes em recipientes bem fechados (Pirotehnik/iStock/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Para evitar futuras infestações de ovos de gorgulho que passaram despercebidos, verifique os grãos antes de armazená-los e jogue fora qualquer item que tiver pequenos furos nos grãos individuais ou que contenha aglomerados grudentos.
  • Uma esponja com poros pode prender quaisquer gorgulhos remanescentes nos armários de forma mais eficaz do que uma não porosa.

Aviso

  • Sempre verifique os sacos plásticos para garantir que não estejam furadas ou rasgadas antes de usar.
  • Não use sacos com textura de diamante para jogar os insetos fora, pois eles podem conter furos.
  • Nunca coma os grãos infestados. Os gorgulhos transmitem bactérias prejudiciais aos humanos, podendo causar doenças graves após a ingestão.
  • Nunca use inseticidas em sua cozinha a menos que a infestação tenha passado para outras áreas da casa ou para as paredes. Em vez disso, contrate um profissional para limpar as áreas. Você pode causar riscos à saúde ao usar ou tentar limpar inseticidas sem o treinamento adequado.

O que você precisa

  • Sacos plásticos brancos
  • Tesoura
  • Aspirador de pó
  • Máscara (do tipo redutora de poeira)
  • Luvas
  • Desinfetantes
  • Balde
  • Água
  • Esponja
  • Panos
  • Papel toalha (opcional)
  • Recipientes para armazenamento de grãos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...