×
Loading ...

Como livrar-se do mal hálito de um chihuahua

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O chihuahua é um cão de porte pequeno, originário da região de Chihuahua, no México. Essa raça tem várias cores e pode ter pelo baixo ou longo, que pode ser de uma cor única ou de outras. Os chihuahuas são muito pequenos e, para serem considerados de raça pura, não podem pesar mais que 2,7 kg. O hálito dele pode ser muito ruim por razões que variam de dentes sujos ou gengivas deterioradas até uma comida fedida que ele comeu. Existem vários métodos para tratar desse mau hálito.

Instruções

Abrace seu chihuahua sem se preocupar com o mau hálito dele (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque água na vasilha, ponha pasta na escova de dentes e mergulhe-a na vasilha para umedecê-la. Você também pode usar escovas de dedo para cachorro em vez de uma escova de dentes tradicional.

    Loading...
  2. Escove os dentes do chihuahua certificando-se de passar entre os dentes quando escovar as gengivas. Lembre-se também de escovar a parte traseira dos dentes. Tenha cuidado para escolher uma escova de dentes ou de dedos pequena o bastante para caber na boca do cão.

  3. Dê ao cão um ossinho próprio para limpar os dentes, lembrando de pegar um pequeno para que o chihuahua possa mastigá-lo confortavelmente, limpando os dentes. Os biscoitos duros também ajudam a remover a placa dos dentes.

  4. Dê ao chihuahua menta para cães se o hálito estiver muito ruim.

  5. Fique de olho no chihuahua quando vocês estiverem ao ar livre para ver o que ele faz. O mau hálito pode estar sendo causado, por exemplo, pela terra, por insetos ou pelas plantas que ele come. Alguns itens estranhos podem levar um cheiro ruim do trato digestivo para a boca do chihuahua.

  6. Evite dar ao cão alimentos misturados à ração e evite molhá-la também, pois a comida úmida pode ficar presa nos dentes e gengivas do cão. Além disso, alimentos secos ajudam a limpá-los.

Loading...

Dicas

  • Se você seguir algum dos passos citados e o cachorro continuar com mau hálito, leve-o ao veterinário, pois é possível que ele tenha problemas digestivos. Se o mau hálito for acompanhado por vômitos ou diarreia, é imprescindível passar em consulta. Ele pode precisar de medicamentos. Escove os dentes do chihuahua regularmente, pois, além de ele se acostumar à atividade, é uma boa chance de vocês se aproximarem.

Aviso

  • Não dê ao chihuahua uma quantidade de petiscos, ossinhos e mentas maior que a indicada. Siga sempre as orientações do produto comprado.

O que você precisa

  • Escova de dentes
  • Pasta de dentes para cachorros
  • Vasilha
  • Ossinhos para limpar os dentes

Referências

Loading ...
Loading ...