Como livrar-se das olheiras

Escrito por lane cummings | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como livrar-se das olheiras
As olheiras podem ser bem incômodas e antiestéticas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

As olheiras são círculos escuros e inchaços que aparecem ao redor dos olhos, sendo causadas por motivos variados: problemas na tireoide, envelhecimento, má nutrição, sono inadequado, fumo e retenção de água. Por sorte, você pode lançar mão de algumas táticas para se ver livre das olheiras, mas tenha cuidado ao colocá-las em prática, porque a pele ao redor dos olhos é muito sensível.

Outras pessoas estão lendo

Nutrição e suplementos

Consuma menos sal, porque ele provoca retenção de líquidos. Se você não consegue evitá-lo, coma uma banana, já que o potássio vai contrapor-se ao excesso de sódio no seu organismo. Tome suplementos de vitamina C para enriquecer o colágeno da pele. Certifique-se de tomar também suplementos diários de vitaminas K e E e de ferro, visto que esses elementos ajudam a remover as olheiras. Suplementos de óleo de semente de uva também podem ser uma boa ideia, pois a substância inibe a fadiga ocular.

Mude o seu estilo de vida

Faça do sono uma prioridade. Comprometa-se a dormir pelo menos oito horas por noite. Evite assistir à televisão muito tarde, porque isso tensiona os olhos e lhe mantém acordado.

Tratamentos tópicos

Use um corretivo para esconder as olheiras. Escolha um produto um pouco mais claro do que a sua base, e que combine com o seu tom de pele. Aplique-o diretamente nas áreas escuras e em seguida misture bem, batendo com a ponta do dedo limpo. Aplique a base e depois finalize com um pó compacto ou pó-de-arroz para ajudar na fixação do corretivo.

Você pode usar determinados cremes para hemorroidas com a finalidade de reduzir o inchaço das bolsas. De acordo com o Dr. Benabio, membro da Academia Americana de Dermatologia, os cremes para hemorroidas contêm "fenilefrina, um potente constritor dos vasos sanguíneos. Ele auxilia no tratamento das hemorroidas através do estreitamento dos vasos sanguíneos, expulsando o sangue do interior da hemorroida e fazendo com que elas retraiam". Na teoria, esses cremes podem auxiliar no tratamento das olheiras, mas lembre-se de que esses produtos não são próprios para os olhos e devem ser usados ocasionalmente. O Dr. Benabio diz ainda: "Se o produto cair em seus olhos poderá causar irritação ou outros problemas. Usá-lo de forma repetida nas pálpebras pode provocar a dilatação dos vasos sanguíneos ao longo do tempo, na tentativa de combater a constrição provocada pela fenilefrina."

Busque ajuda profissional

Consulte um médico. Se nenhuma das táticas acima funcionar, as suas olheiras podem ser o sintoma de um problema na tireoide. O profissional de saúde irá diagnosticar o problema e prescrever o medicamento adequado para tratá-lo, se necessário.

Os olhos inchados que não são causadas por falta de sono, dieta inadequada ou retenção de água são depósitos de gordura que se acumulam ao redor dos olhos à medida que a pessoa envelhece. A única maneira de remover esse tipo de olheira é com uma cirurgia estética. Os preços geralmente oscilam entre R$ 4.000 e R$ 14.000 (valores de 2010, referentes aos Estados Unidos).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível