×
Loading ...

Como fazer um livrinho de poesias com alunos do primeiro ano cortando e colando

A poesia pode ser uma ferramenta eficaz para ensinar novas habilidades de leitura para alunos do primeiro ano. Crianças dessa idade normalmente gostam do ritmo e das rimas de poemas simples, e mostrar a elas como as palavras podem ser colocadas juntas para expressar pensamentos criativos é uma lição valiosa. Planeje um projeto de recorte e colagem para fazer livrinhos de poesia com alunos do primeiro ano. Eles gostarão do processo de ler e ilustrar os poemas.

Instruções

Faça um livrinho de poesia (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Digite poemas simples apropriados para o primeiro ano no processador de texto. Cada um deles deve caber em um espaço de 10 cm x 10 cm. Para isso, você precisará mudar o tamanho da fonte para que eles fiquem grande e sejam fáceis de ler. Tente selecionar quatro poemas diferentes para cada livro.

    Loading...
  2. Imprima cada poema e corte o papel em quadrados de 10 cm x 10 cm.

  3. Corte quatro retângulos de 10 cm x 20 cm de cartolina e cinco quadrados de 10 cm x 10 cm de papel ofício para cada criança.

  4. Dê quatro quadrados com poemas, cinco quadrados brancos e quatro retângulos de cartolina para cada criança. Coloque os retângulos juntos e dobre-os ao meio para ficar parecendo um livro. Cole um quadrado branco na capa do livro. Abra o livro e cole um poema na primeira página da esquerda. Cole um quadrado branco na página da direita. Vire a página e repita o processo nas páginas seguintes.

  5. Feche o livro e grampeie a dobra para prender as páginas.

  6. Peça para as crianças desenharem na capa do livro. Leia cada poema com eles e peça para ilustrarem o que leram no papel em branco ao lado do respectivo poema para terminar o livro.

Loading...

O que você precisa

  • Programa de processamento de texto
  • Impressora
  • Tesoura
  • Papel ofício branco
  • Cartolina colorida
  • Régua
  • Grampeador
  • Giz de cera ou canetinha

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...