×
Loading ...

Livros que encantam crianças e adultos

evgenyatamanenko/iStock/Getty Images

Introdução

Muitos livros infantis e infanto-juvenis marcaram época e impactam gerações através dos anos, do lançamento até os dias de hoje. São livros atemporais que deixam marcas em nossas vidas, que podemos ler e reler e sempre achar interessantes, cativantes e envolventes, não importa a idade. Preparamos uma lista destes livros que seduzem crianças e adultos de distintas épocas, de todos os lugares e que permanecem até hoje no coração de muitos de nós. Com certeza você também tem a sua lista de favoritos. Será que eles estão aqui? Leia, divirta-se e descubra.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

As Viagens de Gulliver

Esta obra do escritor irlandês Jonathan Swift, publicada em 1726, conta a história de Lemuel Gulliver, um médico que sobrevive a um naufrágio e se vê perdido em terras desconhecidas. Na tentativa de voltar à Inglaterra, Gulliver vive incríveis aventuras. Conhece o povo de Liliput, humanos em miniatura que pensam que ele é um gigante. Seguindo viagem, ele chega à terra dos gigantes, onde se sente como um liliputiano e assim por diante, vão se desenrolando histórias mirabolantes. O livro é uma grande aventura para jovens, mas adultos podem sentir o humor ácido do autor e o forte teor crítico da história.

Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images

Alice no País das Maravilhas

Um dos maiores clássicos da literatura, Alice no país das Maravilhas (1865), escrito pelo inglês Lewis Caroll, conta a história de Alice, uma menina entediada que segue um coelho falante até sua toca e sem perceber entra em um mundo fantástico, o País das Maravilhas, onde pouca coisa (ou nada) faz sentido. Alice vai viver incríveis aventuras como um jogo de croquet com a Rainha de Copas e um chá com o Chapeleiro Maluco e conhecerá personagens incríveis como uma sábia lagarta e o gato risonho. É certamente um livro que proporciona leituras bem diferentes para crianças e adultos, pois está recheado de simbolismos.

Patrick Riviere/Getty Images Entertainment/Getty Images

O Mágico de Oz

A saga de Dorothy, Espantalho, Leão e Homem de Lata, de autoria do americano L. Frank Baum, foi lançada em 1900. Dorothy vai parar no reino mágico de Oz, um poderoso mago, após um furacão atingir a fazenda onde mora com os tios e seu cãozinho Totó. É nesta terra fantástica que ela conhece seus três novos amigos que, como ela, precisam ver o mágico para resolver seus problemas: o espantalho quer ser gente, o leão quer sua coragem de volta, o homem de lata quer ter um coração e a menina quer voltar à sua casa. Juntos eles viverão muitas aventuras para chegar ao grande Oz.

Tom Fowlks/Lifesize/Getty Images

Peter Pan

Peter Pan, um garoto de 13 anos que não quer crescer, é um livro do escocês J. M. Barrie, lançado em 1911. Pan mora na Terra do Nunca, um lugar mágico onde as crianças não envelhecem, permanecendo jovens para sempre. Lá, na companhia de seus amigos do mundo real, os irmãos Wendy, João e Miguel, e de seus amigos da floresta, como a fada Sininho e os meninos perdidos, ele vive provocando, brigando e fugindo do malévolo pirata Capitão Gancho e sua trupe. O capitão leva esse nome pois teve sua mão arrancada por um crocodilo (seu pior pesadelo) levando no lugar da mão um gancho.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Sítio do Pica-pau Amarelo

Criado por Monteiro Lobato, um de nossos escritores mais importantes, nos anos 1920, trata-se de uma série de mais de 20 livros protagonizados por Narizinho e Pedrinho, envolvendo temas brasileiros e o mundo de fantasia em um cenário rural. O Sítio do Pica-pau Amarelo é a fazenda onde moram Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano falante Emília, Dona Benta, Tia Anastácia e vários personagens do folclore e da cultura popular brasileiros, como o Saci e a Cuca. Há quase um século vem encantando multidões pelo Brasil e pelo mundo afora, tendo também sido transformado em série de TV na década de 1970, com remake nos anos 2000.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

As Aventuras de Tintim

Lançado em 1929, esta série em quadrinhos do cartunista belga Hergé conta a história de Tintim, um jovem jornalista investigativo de espírito aventureiro. Sempre acompanhado de seu cachorro Milu, Tintim ajuda a desvendar mistérios e crimes muitas vezes arriscando-se e sendo salvo por seu amigo canino. O melhor amigo de Tintim, o capitão Archibald Haddock, faz o contraponto com a bondade e o idealismo do repórter, com seu humor sarcástico e comentários ácidos. A tirinha era apresentada em capítulos semanais e publicada em livro ao final da historia.

Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images

O Pequeno Príncipe

A obra prima do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943, conta a história do encontro de um menino com um solitário aviador isolado no deserto do Saara após uma pane em seu avião. Logo o piloto descobre que o jovem não é desse mundo, mas sim de um pequeno planeta, do tamanho de uma casa. O piloto se sentia incompreendido pelas outras pessoas, mas conseguia se comunicar e aprende muito com o Pequeno Príncipe, que lhe ensina a admirar as coisas simples da vida. É um livro essencial para pessoas de todas as idades pela beleza e profundidade da história.

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

As Crônicas de Nárnia

Esta série de sete livros de escritor irlandês Clive Staples Lewis, mais conhecido como C.S Lewis, foi lançada entre 1949 e 1954. Até hoje já vendeu 120 milhões de cópias pelo mundo e foi traduzida em 41 idiomas. A série conta as aventuras de crianças que desbravam o mundo fantástico do Reino de Nárnia, um lugar mágico onde animais falantes, figuras mitológicas, bruxas e outros personagens dos contos de fadas formam o cenário para a luta entre o bem e o mal. Os livros ficaram ainda mais conhecidos após serem levados à telona.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O Senhor dos Anéis

Outra série fenômeno é “O Senhor dos Anéis”, do britânico J. R. R. Tolkien que se tornou mania após ser adaptada para o cinema. A trilogia composta pelos livros A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei, se passa na Terceira Era da Terra Média, uma referência a uma Europa “mitológica” como definiu Tolkien, habitada por humanos e humanoides, como elfos e anões. Eles vivem em constante conflito com os Orcs, outra espécie semi-humana ligada ao mal, por causa do Anel do Poder, uma joia poderosa que caiu em mãos erradas.

Nick White/Digital Vision/Getty Images

Meu Pé de Laranja Lima

Um dos livros brasileiros mais conhecidos de todos os tempos, esta obra de José Mauro de Vasconcellos, de 1968, faz parte da vida e da lembrança de muitas pessoas. Conta a história de Zezé, um garoto esperto e levado cuja família passa por problemas financeiros. Ao mudarem-se para uma casa menor, longe de seus amigos, Zezé encontra no pé de laranja lima um amigo, passando a cuidar dele, observar seu crescimento e protegê-lo. Trata-se de uma parábola sobre aprendizados, a perda da inocência e o amadurecimento. Assim como a árvore, Zezé nunca voltará a ser o mesmo após este encontro.

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Com muito bom humor, o britânico Douglas Adams escreveu esta série de cinco livros que desde o primeiro número, em 1979, vem arrebatando o público. Trata-se da história de Arthur Dent, um terráqueo que se vê obrigado a deixar a Terra, pois o planeta está prestes a ser destruído. Arthur então se vê obrigado a sair de carona pelas galáxias, acompanhando seu amigo Ford Prefect, que até então ele não sabia que não era humano. É assim que Arthur vai conhecer o guia fundamental para as viagens intergaláticas que dá o nome à série. É uma ótima crítica à sociedade, misturada com aventura e situações inusitadas.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho é um livro do cartunista brasileiro Ziraldo, publicado em 1980, que conta a história de um garoto arteiro, agitado e inteligente que aprontava e criava tanto que passou a ser chamado de “Menino Maluquinho”. Ele escrevia poemas, compunha melodias e fazia confusão com a mesma facilidade. Com sua turma, ele vive várias aventuras e apronta muito, mas também espalha alegria por onde passa. Falante, adora uma boa conversa, ainda mais com sua melhor amiga, a empregada Irene. Trata-se de uma história simples, sobre ser feliz, ser livre, ser criança.

Chad Baker/Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Harry Potter

Idealizada pela autora inglesa J. K. Rowling, a série composta por sete livros é um dos maiores best-sellers de todos os tempos. A história repleta de magia, mistério e aventura do pequeno mago Harry Potter, seus amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e a luta contra o lorde Voldemort e outras figuras malignas vem encantando leitores de todas as idades por todo o mundo, tendo vendido mais de 400 milhões de livros. A série é um sucesso nos cinemas também, tendo alcançado uma das maiores bilheterias de todos os tempos.