Livros recomendados para adolescentes

Escrito por garrett daun | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Livros recomendados para adolescentes
Tantos livros para recomendar e tão pouco tempo para ler (Books image by JenJen from Fotolia.com)

Dentre todas as dezenas de milhares de livros maravilhosos para recomendar aos adolescentes, alguns destacam-se por suas narrativas impressionantes, atenção aos detalhes, senso de humor agradável e inteligente ou realismo surpreendente. É importante na era digital escolher os livros extremamente atraentes, com poderosas mensagens subjacentes e significados que captarão a atenção de seu filho adolescente. Enquanto a internet, os smartphones e os gadgets tecnológicos devoram muito das nossas horas de vigília, estes livros têm o poder de nos transportar a outras terras e de nos mostrar outras perspectivas.

Outras pessoas estão lendo

''Uma Dobra no Tempo''

O site "Creative Juices Books" recomenda a ficção científica clássica ''Uma Dobra no Tempo'', de 1962, de Madeleine L'Engle, para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade. O livro conta a história de um irmão e irmã que perdem seu pai em uma dimensão alternativa em outro tempo. Eles mergulham no submundo estranho para encontrá-lo. Alguns aspectos da terra estrangeira parecem estranhamente semelhantes ao nosso próprio tempo. As crianças se encontram em um lugar onde todas as casas e carros são iguais e todas as pessoas que os ocupam fazem as mesmas atividades ao mesmo tempo, como se fossem robôs. L'Engle cria a imagem de uma distopia perturbadoramente familiar trazida à tona apenas pela engenhosidade e espírito de aventura dos protagonistas.

''O Guia do Mochileiro das Galáxias''

O site "The Dover Public Library" recomenda "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams. Esse conto clássico de aventuras intergaláticas através do espaço e tempo explora pressionando as preocupações ambientais através de uma lente caleidoscópica enorme. A história começa na Terra, apenas momentos antes da casa do protagonista Arthur Dent estar prestes a ser destruída para dar espaço a um projeto de auto-estrada. Ford Prefect, um alienígena disfarçado de humano, diz para Arthur esquecer sua casa e preparar-se para pegar uma carona ao espaço, porque a Terra está prestes a ser destruída como parte de um projeto de expansão da estrada intergaláctica. A dupla escapa em uma nave espacial minutos antes da explosão da Terra, apenas para ser capturada por alienígenas feios e perturbadores, que recitam poesia terrível como uma forma de punição contra seus prisioneiros. A aventura abrange uma exploração literária desconhecida e emocionante e tem o poder de agradar até mesmo os leitores mais difíceis.

"Sidarta"

O site "Info Soup" inclui a obra de Hermann Hesse, de 1922, que reconta a vida de Buda, Sidarta, entre uma extensa lista de livros clássicos para os leitores adolescentes. O jovem Sidarta percorre os mundos da meditação, seguindo e posteriormente rejeitando vários líderes espirituais, empreendedorismo, exploração sexual e, finalmente, leva uma vida de contemplação pacífica ao longo das margens de um belo rio. Os adolescentes se relacionarão a muitos aspectos do espírito nômade de Sidarta e seu anseio por algo que não pode ser nomeado. Ao descrever vários aspectos do Budismo, Hesse nunca prega para você. Ao invés disso, ele expressa a profunda verdade de que qualquer valor que alguém encontra surgirá através da experiência pessoal profunda, em vez da obediência cega aos conselhos e instruções de outros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível