Livros de textura caseiros para bebês e crianças

Escrito por nicole kauffman | Traduzido por sabine capello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Livros de textura caseiros para bebês e crianças
Veludo e outros tecidos são adições agradáveis a brinquedos infantis (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Um livro de texturas para bebês e crianças é uma ótima opção para presentear chás de bebê, recém-nascidos ou primeiro aniversário. Com apenas algumas páginas de tecido grosso, um livro de texturas deve ser durável, lavável e repleto de sensações. As páginas de tecido podem ter bolsos, janelas com fotos de família e características como sobrancelhas ou olhos móveis e imagens costuradas, como um porco de feltro. As páginas podem ser presas ao amarrá-las firmemente com fitas ou costurando-as.

Temas

Ideias temáticas para livros incluem formas simples feitas de diferentes texturas, como um zoológico, peças de carro — como uma calota que brilha como uma folha de alumínio e um pneu de borracha — ou personagens característicos de alguma data comemorativa. O nariz do Rudolph pode ser feito de um pom pom vermelho, as cordas de náilon de uma guitarra podem ser transformadas em bigodes para gatos no Dia das Bruxas e pele falsa ou uma bola de algodão macia pode representar a cauda de um coelho. Você também pode incentivar as habilidades básicas ao costurar uma letra de feltro, que representa a primeira letra do nome da criança, sobre a capa do livro ou costurar um botão e uma casa de botão onde o bebê possa praticar abrir e fechar botões.

Livros de textura caseiros para bebês e crianças
Bebês e crianças gostam de tocar tecidos e fitas de cores vivas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Cores

Segundo a American Academy of Pediatrics, até que o bebê tenha 4 meses de idade, ele prefere cores vivas e contrastantes porque sua visão é limitada, por isso o tema preto-e-branco é uma boa escolha para um trecho do livro. Mas não tenha vergonha de usar cores, pois após essa idade, os bebês costumam responder a cores variadas, especialmente as mais fortes. Adicione imagens de animais, como um pato amarelo ou um flamingo rosa-choque; ou uma imagem de brinquedo, como uma bola listrada. Use imagens simples, pois os bebês e crianças estão apenas começando a aprender, reconhecer e apontar imagens familiares ou dizer o nome correspondente.

Tecidos

Use tecidos com texturas diferentes. Veludo, lã, jeans, seda, cetim, vinil e feltro são ótimas escolhas. Você pode alternar alguns dos tecidos em uma página, assim quando a criança passar o dedo sobre eles irá sentir diversas texturas. Use cola especial para artesanato e adicione penas, pedaço de carpete e outras peças de materiais diferentes. Lembre-se de evitar o uso de peças pequenas que podem causar asfixia.

Sons

Um pequeno brinquedo que faça barulho e selar dentro de uma aba ou um chip de música específico para brinquedos são ótimas adições aos livros de textura. Outra opção é pegar um pedaço de algum material barulhento — papel de seda, protetor de folha ou um balão de mylar — e prendê-lo entre as páginas de modo que emita som quando for manuseado. Todos os materiais adicionados ao livro devem ser seguros para que não haja risco de serem rasgados ou mastigados.

Etiquetas

Bebês e crianças adoram brincar com etiquetas de roupas, cobertores e brinquedos, e você pode criar suas próprias etiquetas ao costurar pedaços de tecido em torno das bordas do livro. Basta cortar pedaços do material que será utilizado, com duas vezes o tamanho de uma etiqueta comum de roupas, e dobrá-los ao meio antes de costurar a alguma página. As etiquetas podem ter diferentes texturas também, fitas grossas são uma ótima opção. É possível também reaproveitar as etiquetas de roupas e bichos de pelúcia já usados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível