Qual lixa usar em diferentes trabalhos de pintura?

Escrito por robin lewis | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual lixa usar em diferentes trabalhos de pintura?
Sempre lixe um objeto antes de pintá-lo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Preparar uma superfície para pintura envolve certificar-se de que esteja limpa, livre de detritos, sujeira e gordura. Lixar uma superfície é parte da preparação e também uma das etapas mais importantes do processo se você quiser um acabamento liso e brilhante. Dizem que o processo de lixar corresponde a 70% de uma preparação para pintura bem sucedida. Quanto mais tempo essa etapa durar, melhor será o aspecto final.

Outras pessoas estão lendo

Comece a lixar com grão 80

A maiorias dos projetos precisarão da lixa de grão 80 inicialmente. Trata-se de um papel muito grosso que ajuda a tirar tinta, remover grandes arranhões e raspar a superfície, deixando-a pronta para o próximo passo. Dependendo da delicadeza da superfície, a lixa de grão 80 pode ser muito agressiva. Plásticos e outras superfícies macias podem precisar de um grão mais fino, como 100 ou 120. Tente algumas peças diferentes usando-as delicadamente no início para ver se o resultado é o desejado. Lixe toda a superfície e deixe-a o mais lisa possível.

Preenchendo e removendo arranhões

Se houver arranhões profundos, furos ou entalhes na superfície a ser pintada, devem ser preenchidos com materiais adequados. Se o material for de gesso, use uma cobertura específica; se for de madeira, use um enchimento próprio; se for e metal, use bondo. Use os enchimentos conforme o indicado na embalagem e deixe secar completamente. Use uma lixa grão 80 sobre a área corrigida para alisá-la. Quando estiver bom, mude para uma lixa de menor grão. Continue lixando com grãos cada vez mais finos até que a superfície esteja muito suave ao toque.

Madeira e acabamentos de fibra de vidro para barcos

Comece com uma lixa bem áspera, como 220 ou 100, se necessário, para eliminar qualquer oxidação. Lixe toda a superfície aumentando gradualmente para o grão 320. As primeiras camadas podem ser passadas e lixadas com grão 320. Uma vez que a superfície tenha sido alisada novamente, passe para grão 400 e pinte de novo. A última passagem de lixa deve ser de grão 800 e, se uma camada clara seja aplicada, você pode dar o acabamento com uma lixa de grão 2000.

Pintura para madeiras de exterior

Pintura de interiores e exteriores em casas não exigem uma superfície tão lisa como a de um barco ou carro, portanto, a lixa usada pode ser mais grossa. Inicie o processo com grão 60 ou 80 para remover a tinta antiga e arranhões. Vá aumentando o grão para 120 até que as superfícies estejam lisas. A pintura pode ser feita nesse momento.

Suavização para artesanato em madeira

Artesanato em madeira geralmente requer uma superfície muito lisa e brilhante, mas não tanto quanto um barco ou veículo. Comece com o grão 60 ou 80 para afinar um projeto de madeira e então passe a usar a de 120. Trabalhe até chegar no grão 400 e dê a pintura final.

Pintura automotiva para um brilho profundo

Quando lixar um veículo para pintar, uma superfície extremamente lisa é necessária. É recomendável lixar aumentando o grau até chegar a 800. Depois de chegar a esse valor e ter preparado o carro, passe a primeira camada de tinta e use a lixa grão 1000 com uma lixa d'água entre as camadas. Depois de aplicar o verniz, continue usando a de grão 1000. A camada final de verniz pode ser passada usando uma lixa d'água de grão 1000 ou 2000 dependendo do brilho desejado.

Pinturas em motocicletas e aerografia

No caso de motocicletas, é melhor tirar qualquer resto de tinta e começar direto no metal. Prepare e lixe uma parte sem pintura com a lixa de grão 600. Continue assim, lixando e usando primer entre as camadas até que, no final, estejam bem lisas. Depois da primeira camada de tinta, comece usando a lixa de grão 800 e continue até a lixa d'água grão 1000. Depois de algumas camadas de verniz, troque para a lixa grão 2000 e aplique mais algumas camadas, finalizando com um lustre e lixa d'água de grão 2000.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível