×
Loading ...

Que tipo de lixa usa-se para paredes de gesso?

Atualizado em 22 julho, 2017

Lixar após instalar, prender e nivelar o gesso é um trabalho tedioso, que gera poeira e que pode ser facilitado de duas maneiras: primeiro, alisando as paredes o máximo possível antes de lixar, e segundo, tendo as ferramentas certas em mãos ao começar.

Um trabalhador de construção com paredes de gesso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Preparo

Antes de começar a lixar as juntas niveladas de gesso, use a espátula de gesso para desfazer elevações o máximo possível. Isto irá reduzir a quantidade de lixamento que será preciso fazer. Uma esponja de celulose úmida também pode ser utilizada quando for necessário um pouco de alisamento. Ela funciona dissolvendo ligeiramente um pouco do composto da junção.

Loading...

Telas de lixar

Evite o uso de lixa comum para lixar paredes de gesso niveladas, pois obstrui muito rapidamente. Ao invés disso, use telas de lixar gesso, disponíveis em várias espessuras, dependendo se estiver usando compostos para juntas convencionais ou leves. Os rótulos das telas de lixa devem aconselhá-lo sobre o nível de lixa a ser usada. Tiras cortadas de telas são fáceis de usar, ao invés de folhas completas. As tiras se encaixam perfeitamente em lixas de mão e lixadeiras.

Lixas

A ferramenta básica para lixar é uma lixadeira de mão, a qual anexa-se uma tela de lixamento. É possível que esta ferramenta básica seja desejável para retoques, mesmo que decida investir em uma lixadeira com sistema de controle de poeira para a maior parte do processo. Uma lixadeira giratória conjunta aprimora seu alcance e aumenta sua influência para além da lixadeira de mão básica.

Controle de poeira

Se você tiver uma grande quantidade de lixamento para fazer, talvez seja desejável considerar a compra de um sistema de lixamento que possa ser preso a um aspirador a vácuo. Alguns deles têm um filtro d'água para apanhar o pó, para que ele nunca fique no ar. Talvez seja interessante também considerar folhas de plástico presas em varas de mola, para conter o pó a uma área.

Checagem

Ocasionalmente, reluza uma lâmpada de LED em um ângulo próximo ao seu trabalho para encontrar os pontos que ainda precisam ser lixados. Talvez também encontre pontos que precisem de mais composto de junta. Não hesite em corrigir esses erros agora, pois eles vão aparecer de forma mais clara e mais difícil de resolver quando a parede tiver sido pintada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...