×
Loading ...

Como lixar o efeito de casca de laranja em pinturas

Atualizado em 03 agosto, 2018

O efeito "casca de laranja" é uma condição que ocorre quando a tinta recém-aplicada não se nivela adequadamente. É um problema particularmente quando se está pulverizando acabamentos de secagem rápida, como verniz ou esmalte acrílico. Esse efeito pode ser um resultado da pistola de tinta ser segurada muito longe da superfície, o que faz com que o solvente se evapore antes da tinta assentar corretamente. Isso também pode acontecer se houver cera, silicone, ou qualquer outro material escorregadio sobre a superfície, o que faz com que a tinta produza grânulos. Você geralmente pode corrigir o efeito casca de laranja polindo ou aplicando outra camada, mas primeiro você tem que lixar a superfície.

Instruções

O efeito casca de laranja pode ser corrigido com lixa (Background. wall. Structure of an old surface image by Petr Gnuskin from Fotolia.com)
  1. Limpe a superfície com um pano umedecido com uma solução de sabão ou água para remover as partículas de poeira e excesso de tinta.

    Loading...
  2. Dê uma lixada leve na superfície com lixa fina, lixando em um movimento de vai-e-vem em linha reta. Se a superfície for de madeira, use uma lixa de grão 400. Se for metálica, utilize de 800 a 1000, dependendo da condição do efeito casca de laranja. Essa primeira lixada leve retirará os pontos ásperos sobre o acabamento. Limpe a superfície novamente com um pano úmido.

  3. Molhe uma folha de lixa úmida / seca no grau seguinte e lixe novamente, movendo a lixa para trás e para frente na superfície, não em um movimento circular. Se você estiver lixando madeira, faça-o na direção do grão. Mantenha a superfície bem lubrificada com água e altere a lixa quando ela ficar gasta. Você encontrará um pouco de resistência ao começar, mas à medida que a superfície começar a ficar lisa, você sentirá o papel começar a deslizar sobre ela.

  4. Levante o papel e enxágue a superfície periodicamente, então passe o rodo retirando o excesso de água e verifique o progresso. Quando a superfície desenvolver uma aparência opaca e plana, significa que está devidamente lixada. Se estiver brilhante, ela ainda precisa ser lixada.

  5. Limpe a superfície quando terminar e deixe secar. Se estiver finalizando uma superfície de madeira com verniz, pulverize uma outra camada molhada. Se estiver pintando uma superfície de metal com esmalte acrílico ou uretano, espalhe o composto esfregando com um pano e lustre o acabamento com um polidor elétrico.

Loading...

O que você precisa

  • Pano
  • Sabão
  • Água
  • Lixa úmido / seco
  • Rodo
  • Spray de verniz
  • Composto de polimento
  • Polidor elétrico

Referências

Loading ...
Loading ...