Mais
×

Como lixar e polir placas de granito

Atualizado em 17 abril, 2017

O granito é um material à base de quartzo denso e resistente ao calor. Durável e cheio de beleza natural, o granito é um bom revestimento tanto para o proprietário que faz reparos por contra própria quanto para o profissional experiente. Uma das tarefas mais difíceis relacionadas ao granito -- lixar e polir suas extremidades -- pode parecer intimidante, mas se você seguir pacientemente alguns procedimentos simples, o resultado final valerá o esforço extra.

Instruções

O granito é denso e resistente ao calor (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Prepare uma área de trabalho estável e plana. Pode ser uma bancada simples ou uma chapa de compensado apoiada em dois cavaletes. A superfície deve ser plana de modo a permitir que você obtenha uma borda consistente e reta quando estiver lixando e polindo as placas de granito.

  2. Coloque a tábua de madeira sobre a pedra e prenda-a firmemente no lugar apertando os grampos C nas laterais esquerda e direita de cada placa, mantendo a pedra presa para o processo. Não prenda os grampos na superfície do granito, pois isso o arranhará.

  3. Coloque o disco de granulação 50 na esmeriladora angular e ajuste-a para 2.800 RPM. Lixe a extremidade do granito, fazendo movimentos da esquerda para a direita, removendo marcas de serra causas pelo processo de fabricação da placa. Segure a máquina em um ângulo suave para chanfrar levemente a extremidade inferior e remover a superfície áspera e as lascas. Troque o disco, colocando um de granulação 100. Faça movimentos da esquerda para a direita, removendo todas as marcas de serra e arranhões. Coloque um disco de granulação 200 e continue com os mesmos movimentos. A essa altura, a extremidade já deve parecer lisa.

  4. Continue lixando com um disco de granulação 400. A borda ficará com um aspecto brilhante. Coloque o disco 800 e continue com os movimentos da esquerda para a direita. O brilho ficará mais óbvio. No caso de peças mais leves, o disco de granulação 800 pode ser o último necessário; para pedras mais densas, continue com os discos de granulação mais alta.

  5. Coloque a lixa diamantada 1500 e mova a máquina da esquerda para a direita; a borda da pedra ficará ainda mais brilhante. Novamente, essa pode ser a etapa final, se a borda do granito estiver brilhando o suficiente. No caso de pedras mais densas, coloque a lixa 3000 e continue com os movimentos. O resultado será uma borda brilhante, plana e pronta para a instalação.

Aviso

  • Lixar o granito é uma operação que produz muita poeira. Use uma máscara e trabalhe em uma área bem ventilada.

O que você precisa

  • Lixadeira ou esmerilhadora angular de 4" com velocidade variável
  • Madeira de 38 mm x 89 mm
  • Kit de lixas com velcro para lixamento e polimento, granulação de 50 a 3000, com discos diamantados
  • Grampo C
  • Mesa de trabalho de madeira plana e estável
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article