Mais
×

Como localizar falhas em lâmpadas de vapor de mercúrio

Atualizado em 23 março, 2017

As lâmpadas de vapor de mercúrio consistem de uma câmara de vidro cheia de gás, um bulbo de vidro de proteção, eletrodos e um reator. Esse reator envia energia elétrica para os eletrodos, que excitam o gás, fazendo-o brilhar. O bulbo de proteção filtra a luz ultravioleta nociva e mantém o gás de mercúrio contido, se a câmara interna quebrar. O bulbo externo também pode ser revestido com fósforo para dissipar a luz ou alterar sua cor.

Instruções

Aprenda como localizar falhas comuns nas lâmpadas a vapor de mercúrio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Certifique-se de que a luminária está ligada e a chave do disjuntor também. Troque os fusíveis queimados na caixa de força da casa. Teste a tomada ligando um aparelho diferente. Se esse aparelho não ligar, chame um eletricista para inspecionar a fiação da casa.

  2. Troque o bulbo se ele piscar, escurecer ou mudar de cor drasticamente. Não se esqueça de instalar a lâmpada de acordo com as instruções do fabricante. Ela não funcionará se os pinos não forem encaixados corretamente. Se a luz ficar rosa ou azul depois de instalar um bulbo novo, substitua o capacitor. Deixe esfriar por 10 a 15 minutos se estiver tentando ligar a luz novamente ou depois de um uso recente.

  3. Verifique a compatibilidade entre sua lâmpada de vapor de mercúrio e o reator se a luz apagar antes de se aquecer completamente. Certifique-se de que a voltagem do bulbo e do reator são compatíveis. Lâmpadas entre 175 e 400 watts costumam ser compatíveis com reatores para lâmpadas metal-haloide da mesma voltagem.

  4. Verifique a condição do reator. Se notar áreas escurecidas ou chamuscadas, o dispositivo pode estar com curto-circuito ou sobreaquecimento. Capacitores dilatados também podem indicar um defeito dentro do reator. Troque-o se notar qualquer um desses problemas.

  5. Teste o capacitor com um ohmímetro. Ajuste o aparelho para a escala mais alta e ligue os fios condutores no capacitor. A leitura do ohmímetro deve começar baixa e aumentar gradualmente. Substitua o capacitor se o medidor não mudar sua leitura inicial.

Aviso

  • Desligue a energia ou a chave do disjuntor antes de desmontar o reator para testar ou trocar qualquer peça.

O que você precisa

  • Bulbo de substituição (se necessário)
  • Ohmímetro
  • Peças de substituição (se necessário)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article