×
Loading ...

Como localizar Marte no céu noturno?

Atualizado em 17 abril, 2017

A palavra "planeta" deriva do grego e significa "andarilho". Embora a posição da maioria das estrelas no céu da Terra pareça fixa noite após noite, as posições planetárias mudam. Marte é único no nosso céu noturno. Em contraste com a Terra, Marte tem uma órbita muito elíptica. A partir da observação do nosso ponto de vista na Terra, ele está muitas vezes perto demais do Sol para ser observado claramente, mesmo através de telescópios. Mas por alguns meses a cada 2.1 anos, Marte oscila para mais perto de nós, se aproximando progressivamente em ciclos de 16 anos.

Instruções

Em contraste com a Terra, Marte tem uma órbita muito elíptica (Mars Background image by Dan Collier from Fotolia.com)
  1. Use o link do recurso "Evening Sky Maps" (Mapas do céu à noite) contido neste artigo para obter uma cópia do mapa do céu continental para o mês e o ano em curso. Todos os planetas do nosso sistema solar residem em um plano comum em nossas órbitas ao redor do sol. Chamamos isso de eclíptica. O mapa do céu à noite permitirá saber qual constelação do Zodíaco está em torno da eclíptica de Marte, atualmente.

    Loading...
  2. Imprima uma cópia da roda estrelar e monte-a. Use o link "Sky Wheel" (Roda estrelar) contido neste artigo. Se você for inexperiente em identificar as constelações do Zodíaco no céu noturno, a roda estrelar vai servir como um guia para você se familiarizar com os nomes padrões dos conjuntos de estrelas.

  3. Localize Marte ao longo da eclíptica no seu mapa. Anote a constelação onde o planeta está. Por exemplo, em abril de 2010 Marte estava na constelação de Câncer.

  4. Encontre a constelação do Zodíaco onde Marte está posicionado neste mês no céu noturno. Se você não sabe como identificar as constelações, use a roda estrelar. Alinhe a roda para o mês atual e a data aproximada. Vire todo o mapa para combinar com o leste, oeste, norte e sul. O sol se põe no oeste, portanto, se você sabe qual é a direção em que o sol nasce na área em que você está, basta rodar o mapa para que a parte oeste esteja apontada nessa direção. Se você não souber qual é a direção do pôr do sol, você pode usar uma bússola. Uma vez devidamente alinhados, as estrelas no mapa do horizonte deverão coincidir com as verdadeiras estrelas no céu. Procure a configuração que defina a constelação do Zodíaco que você deseja encontrar.

  5. Aponte o telescópio na direção da constelação onde Marte está. Dependendo de onde ele estiver, pode variar muito em termos de brilho e clareza. Marte é, no entanto, nitidamente vermelho (na maior parte do tempo). Olhe para o ponto vermelho movendo-se lentamente no céu na vizinhança da constelação onde o planeta está. Será necessário um pouco de procura e paciência, mas seguindo esses passos, você estará no caminho certo.

Loading...

Dicas

  • Depois de aprender como encontrar Marte, você pode usar outros recursos para ajudá-lo a identificar a geografia visível do planeta vermelho a partir da Terra, em uma determinada data e hora.

Aviso

  • Lembre-se, por causa da órbita elíptica de Marte, muitas vezes não é fácil vê-lo da Terra. As condições do tempo aqui também podem afetar a capacidade de uma visão clara do "planeta vermelho".

O que você precisa

  • Mapa do céu para o ano e mês atual
  • Telescópio
  • Roda estrelar (opcional)
  • Bússola(opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...