Mais
×

Como localizar um número de celular através do sinal

Atualizado em 23 março, 2017

Basicamente, existem dois métodos para localizar um telefone celular: utilizando Sistema de Posicionamento Global (GPS), que faz uso de sinais de satélite para localizar posições precisas; ou triangulação da torre do celular, que coleta dados das torres telefônicas que recebem os sinais do celular para calcular a sua localização geofísica. A triangulação de celular é uma maneira muito útil para rastrear um celular perdido que não possui o recurso de GPS.

Instruções

Localize seu celular perdido através dos sinais emitidos para as torres (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Contate sua operadora de celular e peça que eles informem a distância das três torres, por exemplo A, B e C, de onde o celular foi perdido. Elas devem ser qualquer uma das três torres no do qual o telefone recebeu os sinais mais fortes. É importante que o celular esteja ligado, senão ele não receberá os sinais das torres e não seria possível realizar a triangulação.

  2. Desenhe a distância do celular da Torre A no mapa geográfico. Depois pegue um compasso e desenhe um círculo, mantendo primeira torre como centro e utilizando a distância da Torre A do celular como raio. Seu celular pode estar em qualquer lugar do círculo.

  3. Repita o mesmo processo para a Torre B. Então você terá dois círculos no mapa e seu celular pode estar em qualquer lugar ao longo das regiões onde as circunferências dos círculos estão posicionadas. Note que os dois círculos se interceptam em dois pontos diferentes.

  4. Desenhe a distância da Torre C do seu celular da mesma maneira. Note que depois de desenhar o círculo da Torre C, todos os três círculos se cruzam em um único ponto em comum, que provavelmente será a localização precisa do seu celular. No entanto, a triangulação não é um método infalível e o resultado pode ser a região comum entre as três torres de celular e não o ponto preciso do seu celular. Neste caso, será necessário procurar o celular na região comum entre os três círculos.

Dicas

  • Se o sinal for emitido somente de uma ou duas torres, então será necessário uma antena direcional da torre para identificar a direção do celular perdido, por exemplo 30 graus ao leste. Com a distância e a direção, é possível utilizar somente uma torre para localizar o telefone.

Aviso

  • A triangulação de celular não é um processo simples, pois será necessário a assistência da operadora de celular para completar essa tarefa.

O que você precisa

  • Compasso
  • Mapa geográfico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article