Educação e ciência

Como usar uma lona para criar um lago artificial

Escrito por veronica james | Traduzido por rayssa amorim
Como usar uma lona para criar um lago artificial

Disfarce as lonas para lagos usando materiais naturais

fish pond image by Pawel Dowgiallo from Fotolia.com

As lonas para lagos são normalmente feitas de materiais como PVC pesado ou borracha butílica ou pré-prontas, como moldes de plástico. Suas desvantagens são suas bordas de cor verde ou preta expostas ao redor do lago ou sua aparência inorgânica. Use uma camuflagem para mascarar as superfícies duras e artificiais e deixar o seu lago o mais orgânico possível, criando um refúgio para os animais que possam habitá-lo.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Camufle a base da lona

  1. 1
    Cubra a base com cascalhos, pedras e terra

    Underwater stones image by Angel_a from Fotolia.com

    Coloque uma camada de 5 cm de areia e pedaços de carpete velho sobre a terra nua. Isso garantirá que pedras afiadas ou raízes de árvores não virão a superfície para danificar a lona quando o peso da água for um fator. Coloque a lona ou o molde no buraco apropriado e espalhe a lona ao redor de toda a área.

  2. 2

    Cubra a base da lona com cascalhos e pedras grandes e lisas. Eles servirão para ancorar as plantas e criarão esconderijos para os peixes, além de contribuir para a aparência do lago.

  3. 3

    Com uma pá, coloque uma camada de solo para cobrir partes da base do lago. O solo também fornece ancoragem para as plantas aquáticas e camuflagem para os pequenos peixes, além de disfarçar completamente o fundo do lona ou do molde. Mantenha um solo fértil ao redor do lago para plantar ou colocar vasos de plantas e use camadas mais grossas de terra.

  4. 4

    Encha o lago lentamente até 5 cm da borda. Use água da chuva coletada ou encha-o com uma mangueira de jardim. O peso da água empurrará a lona, então ajude os pesos que estão segurando-a para permitir o movimento. Deixe o lago dessa forma por dois dias para que o sedimento se estabeleça completamente e o cloro evapore antes de plantar qualquer coisa.

    Disfarçando os lados submersos da lona

  1. 1
    Use tijolos ou pedras para a camuflagem

    Pond image by Arlene Dicks from Fotolia.com

    Use tijolos ou pedras para disfarçar as bordas da lona e prenda-os com concreto para firmá-los no local. Use tijolos antigos por suas cores e texturas. Se eles forem muito velhos, talvez ainda haja restos de argamassa presos. Peter J. May, do website PondLandscaping.co.uk, aconselha que os tijolos sejam pintados com uma tinta impermeabilizante à base de silício, tratados e lavados várias vezes antes da imergi-los. Isso evitará que o cal se solte e prejudique as plantas, peixes ou outros animais como caracóis e sapos.

  2. 2

    Comece da base, criando lacunas onde as plantas possam se encaixar e animais possam se esconder. Coloque os materiais aleatoriamente para dar ao lago uma aparência de velho e natural. Certifique-se de que a camada inferior não tem bordas afiadas que possam perfurar ou danificar a lona.

  3. 3

    Continue colocando tijolos ou pedras até o topo do lago. Cubra as bordas com terra e plantas, musgos ou grama para que elas se unam naturalmente.

    Oculte a borda superior da lona

  1. 1
    Crie um degrau para as plantas

    休憩中 image by kelly marken from Fotolia.com

    Cave uma camada de 20 a 25 cm de profundidade abaixo da borda superior do lago, ao redor do perímetro. Enrole a lona dentro dela e fixe-a com rochas e pedras pesadas. Estenda a lona sobre a borda do lago a uma largura de pelo menos 20 cm. Prenda as bordas com mais rochas e pedras.

  2. 2

    Encha o lago até 5 cm da borda. As pedras maiores irão mascarar a lona, fazendo com que a água caia nelas e disfarce a borda. Adicione plantas aquáticas em vasos com cascalhos.

  3. 3

    Disfarce a borda superior do lago com plantas de pântano, como folha-de-mamute, malmequer-dos-brejos, pontederias e samambaias, e deixe-as crescer sobre a borda para suavizá-la.

    Disfarçando a borda superior do molde

  1. 1

    Use pedras de pavimentação para criar uma leve saliência se tiver optado por não usar tijolos ou pedras ao redor do lago. Essas pedras também escondem os primeiros centímetros da borda.

  2. 2

    Evite acidentalmente derrubar as pedras ao ficar em pé sobre elas ao nivelar o terreno ao redor do lago e aplicar uma camada de concreto e cimentando-as no local. Siga as instruções da embalagem da misture de cimento para a consistência ideal e tempo de secagem.

  3. 3

    Encha os espaços entre as pedras com terra e plantas para suavizar a borda. Espalhe sementes de flores silvestres se quiser atrair borboletas e abelhas, ou use plantas como a Bellis perennis, mais comumente conhecida como margarida inglesa.

Dicas & Advertências

  • Ao cavar ao redor do lago, crie uma inclinação em um ou dois locais. Isso proporcionará uma rota de fuga ou acesso fácil para os animais que habitarem o local, principalmente quando você remover o excesso de plantas durante a limpeza e deixe o local secar antes de recolocar adubo.
  • Não corte as bordas da lona antes de encher o lago com água. A água puxará a lona levemente, então deixe material extra para isso ao colocá-la no local.
  • Remova os seus sapatos ou botas antes de preparar a lona e espalhe-a sobre a base do lago para evitar danos.
  • Se você tem crianças pequenas, certifique-se de que o lago é seguro. Crie uma cerca de arame para evitar que elas caiam nele, ou certifique-se de que um adulto supervisionará o local.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media