×
Loading ...

Como lubrificar um rolamento de ventilador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todos os ventiladores operados por motor usam pelo menos dois rolamentos, um em cada ponta do motor. Ele reduz a fricção, ajuda a alinhar a haste do ventilador no motor e reduz o ruído. Enquanto muitos modelos residenciais e comerciais são selados, e não precisam ser lubrificados, os modelos maiores possuem rolamentos que permitem manutenção. Eles precisam de lubrificação periódica para ajudar a reduzir o desgaste dos rolamentos e aumentar a vida útil do ventilador.

Instruções

Todos os ventiladores usam um tipo de rolamento para reduzir a fricção da haste (Nicholas Eveleigh/Photodisc/Getty Images)
  1. Ligue o ventilador até que o motor e, consequentemente, os rolamentos, fiquem mornos. Ao esquentar o motor, a graxa dos rolamentos amolecerá e facilitará o processo de adição de graxa.

    Loading...
  2. Desligue o ventilador e seu cabo da tomada.

  3. Limpe as conexões engraxadas com um pano macio e sem fiapos. Caso a conexão não esteja limpa e você bombeie a graxa para o rolamento sem limpá-la, a sujeira será bombeada para o rolamento.

  4. Conecte um acoplamento padrão da pistola engraxadeira em cada conexão e bombeie de três a quatro punhados de graxa em cada uma.

  5. Desconecte o acoplamento para graxa e limpe quaisquer excessos, usando um pano limpo e sem fiapos.

  6. Plugue a tomada do ventilador o ventilador na energia e deixe-o ligado de 5 a 10 minutos para espalhar a graxa pelos rolamentos.

Loading...

Dicas

  • Use graxa de lítio para fazer a manutenção nos rolamentos do ventilador, a não ser que o manual de instrução recomende outro tipo.

O que você precisa

  • Pistola engraxadeira
  • Pano limpo

Referências

Loading ...
Loading ...