Mais
×

Como lubrificar um rolamento de ventilador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todos os ventiladores operados por motor usam pelo menos dois rolamentos, um em cada ponta do motor. Ele reduz a fricção, ajuda a alinhar a haste do ventilador no motor e reduz o ruído. Enquanto muitos modelos residenciais e comerciais são selados, e não precisam ser lubrificados, os modelos maiores possuem rolamentos que permitem manutenção. Eles precisam de lubrificação periódica para ajudar a reduzir o desgaste dos rolamentos e aumentar a vida útil do ventilador.

Instruções

Todos os ventiladores usam um tipo de rolamento para reduzir a fricção da haste (Nicholas Eveleigh/Photodisc/Getty Images)
  1. Ligue o ventilador até que o motor e, consequentemente, os rolamentos, fiquem mornos. Ao esquentar o motor, a graxa dos rolamentos amolecerá e facilitará o processo de adição de graxa.

  2. Desligue o ventilador e seu cabo da tomada.

  3. Limpe as conexões engraxadas com um pano macio e sem fiapos. Caso a conexão não esteja limpa e você bombeie a graxa para o rolamento sem limpá-la, a sujeira será bombeada para o rolamento.

  4. Conecte um acoplamento padrão da pistola engraxadeira em cada conexão e bombeie de três a quatro punhados de graxa em cada uma.

  5. Desconecte o acoplamento para graxa e limpe quaisquer excessos, usando um pano limpo e sem fiapos.

  6. Plugue a tomada do ventilador o ventilador na energia e deixe-o ligado de 5 a 10 minutos para espalhar a graxa pelos rolamentos.

Dicas

  • Use graxa de lítio para fazer a manutenção nos rolamentos do ventilador, a não ser que o manual de instrução recomende outro tipo.

O que você precisa

  • Pistola engraxadeira
  • Pano limpo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article