Mais
×

Lumens x Watts em lanternas de LED

Atualizada March 23, 2017

Existe um erro ao pensar que Watts representam brilho. Brilho é medido em Lumens. Watts representam o energia consumida pela lâmpada. Watts e Lumens não são relacionados, o que explica o motivo de muitas lâmpadas terem uma quantidade de Watts equivalente.

Pode-se encontrar lâmpadas diferentes com a mesma quantia de Watts (bulb image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Valores normais

Lâmpadas incandescentes de 60Watts e fluorescentes compactas de 13Watts geralmente têm 900 lumens. LEDs de 7Watts têm cerca de 300 lumens. Lâmpadas de lanternas de 2Watts e LEDs de 0,5watts possuem 20 lumens tipicamente.

Lanternas com LEDs de 0,5 Watts possuem 20 Lumens (Les Leds image by christophe bellanger from Fotolia.com)

Lumens e Watts

A eficiência de uma lâmpada é melhor medida dividindo os lumens pelos watts (lumens por watt). Quando maior o quociente, melhor é a eficiência da lâmpada.

Valores de Lumens por Watt

A lâmpada de 60Watts tem 15 Lumens por Watt; as fluorescentes compactas, 69 Lumens por Watt e os LEDs têm 42 Lumens por Watt. Lanternas com lâmpadas incandescentes e LED têm 10 e 40 Lumens por Watt respectivamente.

Considerações

A cor da luz afeta o brilho. Os LEDs produzem uma luz branca azulada e lâmpadas incandescentes produzem luz branca amarelada.

A luz produzida por lâmpadas incandescentes é branca amarelada (Bulb with an incandescent filament and a matte flask image by WINIKI from Fotolia.com)

Alerta ao comprador

Nem todas as lanternas ou lâmpadas de LED representam o que é anunciado. Lanternas com apenas um LED podem ser mais brilhantes do que lanternas com múltiplos LEDs. Elas também tendem a ter uma qualidade melhor do que as rivais de LEDs múltiplos.

Nem todas as lâmpadas cumprem com o que está anunciado (warning lamp image by Tomasz Plawski from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article