Qual tipo de luminária é necessária para iluminação em um closet?

Escrito por anne hirsh | Traduzido por paula maria
Qual tipo de luminária é necessária para iluminação em um closet?
Closets mal iluminados dificultam achar objetos (closet image by pearlguy from Fotolia.com)

Quase qualquer modelo de luminária que produza uma quantidade adequada de luz ambiente pode ser instalada em closets, embora os tipos que emitem luz direta sejam mais usados em casos específicos. O tamanho do closet e seu estilo pessoal serão fundamentais para a escolha da luminária mais adequada.

Luz ambiente

A luz ambiente refere-se à iluminação que não vem da luminária, mas sim da luz que vem de fora do ambiente, ou a luz do sol refletida em paredes, teto, chão e outras superfícies. Em closets, a luz ambiente tende a diminuir as sombras. Se você ficar entre uma fonte de luz e um objeto dentro do armário, como roupas penduradas em um varão, a luz ambiente garante que você veja suas roupas, apesar de sua sombra estar projetada sobre elas.

Tipos

As luminárias em formato de globo são comumente usadas em closets. Esses modelos envolvem a lâmpada com uma esfera de vidro para que a luz possa brilhar em quase todas as direções, permitindo que a luz reflita em direção ao teto e à parte superior das paredes, assim como na parte inferior do quarto e no piso. Os globos são geralmente de vidro fosco para difundir ainda mais a luz e reduzir sombras. Modelos de meio-globo também podem ser usados, mas esse não difundem a luz para o teto. Se não precisar desse atributo, poderá usar esse modelo sem problemas.

Alternativas

Se tiver um closet grande ou se quiser uma iluminação mais sofisticada, os trilhos de spots são opções despojadas e que garantem boa iluminação porque os vários spots permitem criar um iluminação geral suficiente para que você veja suas roupas com mais clareza, além de ser possível iluminar pontos específicos do closet, como quadros ou obras de arte. Escolha um trilho com spots de luz difusa para iluminar como um todo, ou luz direcionada para destacar objetos de sua preferência.

Escolha da lâmpada

Luminárias dentro do closet devem fornecer não apenas iluminação, mas também a reprodução de cores com eficiência. Para que isso seja um processo perto do natural, escolha lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Para saber como as cores aparecerão sob iluminação doméstica, escolha fluorescente compacta branca quente ou lâmpadas incandescentes convencionais. Se utilizar trilhos de spots pode ser que não tenha muito como fugir, pois a maioria deles exige luz halógena. Nesse caso, equilibre com uma luz difusa branca para quebrar um pouco o efeito da luz halógena e, assim, fazer com que cores pareçam mais naturais.

Iluminação complementar

Se prateleiras bloqueiam sua visão dos itens guardados na parte inferior do closet, instale luzes LED nos nichos da parte inferior. Esse tipo de ponto de luz é projetado para se encaixar em espaços reduzidos, nichos, onde a luz da luminária principal não chega com tanta facilidade, além de não precisarem de fiação elétrica, pois são alimentados com bateria. Esses equipamentos emitem uma luz branca brilhante que infelizmente não reproduz as cores com fidelidade, mas é extremamente útil para aumentar a visibilidade.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível