Mais
×

Como lustrar couro sem usar graxa

Quando se trata de couro, um pouco de graxa pode vir a calhar. O couro se altera na maioria das vezes, devido à umidade, e, se secar, ficará duro e poderá rachar. Embora seja necessário um pouco de graxa para proteger o couro, em excesso ela pode causar danos, impedindo que o couro respire, possibilitando o apodrecimento. O couro deve ser lustrado com frequência, mas não com graxa.

Instruções

Para couro, o melhor jeito de lustrar é com uma flanela e um pouco de graxa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Com um pano limpo e seco, tire a poeira do seu artigo de couro. Se houver acúmulo de sujeira, o que costuma acontecer com sapatos, passe uma escova de cerdas macias, para limpá-lo o máximo possível.

  2. Remova ou abra quaisquer tiras ou fivelas, para que o artigo inteiro seja limpo e polido.

  3. Molhe um pano limpo e esfregue suavemente sobre o couro. Use um sabonete suave, se necessário, para remover detritos e sujeira em excesso.

  4. Seque com um pano limpo e seco e esfregue com um pano macio, como uma flanela. O óleo natural do couro vão sair conforme você esfrega.

  5. Continue a polir com o pano limpo e seco até que o couro fique com o brilho que você quer. Se ele já estiver muito seco e parecer que não há nenhum óleo natural saindo, use um pouco de cera de abelha.

  6. Pegue uma pequena quantidade de cera de abelha, do tamanho de uma moeda pequena, e passe entre os dedos e no couro. Use o pano limpo para polir mais uma vez.

O que você precisa

  • Panos limpos
  • Água
  • Sabão neutro
  • Cera de abelha
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article