Mais
×

Como fazer luva para forno e pega panelas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Todo o cozinheiro necessita de uma cozinha bem equipada, com conjuntos de pega panelas e luvas de forno resistentes e bem feitas. Pega panelas e luvas de forno criativas conferem personalidade, cor e interesse à decoração da cozinha, especialmente em casas alugadas, onde a família não pode pintar ou remodelar. Costurar luvas de forno e pega panelas em casa é uma forma de apresentar as crianças à máquina de costura. Os designs de patchwork permitem aos artesãos utilizarem restos de tecido para concluir projetos práticos.

Instruções

Recicle restos de tecido em luvas de forno e pega panelas (tray of fresh baked chocolate chip cookies image by nextrecord from Fotolia.com)

    Projeto para fazer uma luva de forno

  1. Coloque uma folha grande de papel na mesa. Ponha uma luva de forno em cima do papel e trace a sua forma para fazer o molde. Adicione 1 cm a todos os lados para as costuras. Corte o molde.

  2. Dobre ao meio uma peça de enchimento de algodão. Prenda com alfinetes o padrão da luva de forno em cima do enchimento de algodão. Corte o enchimento de algodão com a forma da luva de forno. Se as peças estiverem juntas na dobra, desdobre o tecido e corte pela dobre. Deverá ficar com duas peças de enchimento de algodão em forma de luva de forno. Repita com o tecido para o enchimento e com o tecido exterior da luva.

  3. Coloque as peças em camadas de modo a que o tecido de revestimento fique por cima, o forro no meio e o tecido exterior no fundo. Prenda as peças com alfinetes, a cerca de 1 cm da borda. Com a tesoura, faça um pequeno corte entre o polegar e a restante mão.

  4. Na máquina de costura escolha o ponto de ziguezague. Costure em volta da borda exterior do projeto. Não costure em volta do fundo, deixe-o aberto.

  5. Volte a luva de forno com o avesso para dentro. Corte uma tira fina de tecido igual ao utilizado para o revestimento. Prenda com alfinetes em volta da extremidade do fundo da luva de forno, deixando 0,25 cm pendurado sobre a extremidade. Volte o fundo da luva de forno do avesso, puxe a extremidade do tecido em volta da parte interior e prenda com alfinetes. Enfie uma agulha com linha a combinar e costure à mão o rebordo, escondendo a parte cortada para uma extremidade limpa.

    Projeto pega panelas

  1. Desenhe um quadrado de 23 cm em um papel para criar um molde para a pega panelas. Corte o modelo e prenda com alfinetes a uma peça de enchimento de algodão. Corte o enchimento. Desdobre o tecido e corte ao longo da costura para criar duas peças quadradas de 23 cm de forro.

  2. Repita o passo 1 com tecidos de duas cores diferentes.

  3. Coloque as peças em camadas com a seguinte sequência: duas peças do primeiro tecido, duas peças do enchimento de algodão, e duas peças do segundo tecido. Prenda com alfinetes todas as peças.

  4. Na máquina de costura, escolha um ponto corrido, padrão. Costure todas juntas as peças da pega panelas, com um intervalo para costura de 0,25 cm.

  5. Corte uma tira fina de tecido e prenda com alfinetes ao longo da ponta do quadrado, deixando 0,25 cm fora da extremidade. Volte a pega ao contrário, dobre a tira de tecido em volta da extremidade e prenda com alfinetes do outro lado. Faça uma dobra para baixo, de 0,25, e prenda com alfinetes. Enfie uma agulha e costure à mão a tira de tecido para terminar as extremidades da pega panelas.

O que você precisa

  • Luva de forno
  • Papel
  • Lápis
  • Régua
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • 70 cm de enchimento de algodão
  • 3 ou 4 tecidos diferentes com 25 cm cada
  • Máquina de costura
  • Linha a combinar com o tecido
  • Agulha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article