on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma luva térmica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As luvas térmicas são utilizadas na culinária para pegar panelas, formas e outros utensílios quando estão muito quentes. Elas são feitas com técnicas de matelassê e enchimento isolante, por isso oferecem amortecimento e isolamento térmico. Quanto mais grosso o enchimento, mais isolamento ele proporciona. Adicionar uma camada de tecido resistente ao calor — como aquele utilizado para fazer capas para ferros de passar roupa, por exemplo — aumenta a resistência ao calor da luva térmica. Fazer suas próprias luvas térmicas caseiras é uma maneira de usar retalhos de tecido. Você pode usar apenas um pedaço de tecido ou fazer patchwork. Luvas térmicas decoradas são um ótimo presente.

O isolamento térmico nas luvas evita queimaduras (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Corte e enchimento

Corte o material de isolamento um pouco menor do que o tamanho final da luva. Quando tiver costurado a frente e as costas da luva, pode colocar o enchimento isolante. Empurre-o para que chegue até as bordas, use a ponta de uma colher de pau ou uma agulha de tricô para que ele preencha as curvas da luva. Isso reduz o volume nas laterais da luva, o que é importante quando você está costurando um tecido pesado, como jeans ou lona. Um cortador circular torna mais fácil cortar o enchimento no tamanho certo.

Loading...

Matelassê

Costurar todas as camadas da luva juntas evita que o material de isolamento escorregue em seu interior. Faça linhas de costura na luva com distância de 2,5 cm entre si, com padrão de diamantes ou de redemoinhos. Se você planejou um desenho de matelassê especial para suas luvas, pode pode fazê-lo. Qualquer ponto pode ser usado com a condição de que costure todas as camadas da luva de uma vez, juntando-as.

Material para enchimento

Você pode comprar de enchimentos de poliéster, algodão ou lã. Os enchimentos de algodão ou de lã vão encolher, o que pode deixar suas luvas enrugadas. O enchimento de algodão pré-lavado não causa esse problema. Se você for usar enchimento de lã, verifique se ele é lavável. As luvas térmicas absorvem respingos e outras sujeiras, por isso devem ser laváveis. O poliéster não encolhe. Você também pode usar cobertores velhos, capas de ferro de passar ou feltro grosso para isolar a sua luva térmica.

Outras considerações

Se você colocar um enchimento fino na sua luva térmica, corte duas camadas para obter mais isolamento. Depois de colocar o enchimento na luva, costure o lado aberto. Adicionar costuras decorativas em torno das quatro bordas e uma alça para pendurar, finalizando sua luva térmica. Para fazer um pegador de panela acolchoado, dobre o tecido ao meio e costure de um lado, coloque o enchimento e termine de fechá-lo. Faça costuras (matelassê) em toda a área dele, juntando as camadas de tecido e de enchimento. Você pode usar esse pegador de panela para pegar panelas e utensílios de cozinha quando estiverem muito quentes, isolando suas mãos do calor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...