A luz afeta o desenvolvimento de bolor no pão?

Escrito por stephanie chandler | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A luz afeta o desenvolvimento de bolor no pão?
Mantenha seu pão fresco e livre de bolor com alguns cuidados simples (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O surgimento de bolor no pão é um problema extremamente comum, que acaba causando desperdício de alimentos tanto em estabelecimentos comerciais como em residências. Existem muitos fatores que afetam o desenvolvimento do bolor, incluindo temperatura, umidade e luminosidade. O bolor, que nada mais é que um fungo, prefere se desenvolver em locais úmidos, escuros e quentes.

Outras pessoas estão lendo

O que é bolor?

O bolor é um fungo parecido com os cogumelos. Ele se desenvolve com rapidez em locais úmidos e com pouca luz, utilizando matéria orgânica como restos de alimentos. O bolor é essencial ao nosso ecossistema, já que ele decompõe materiais orgânicos para reciclar os nutrientes de volta para a terra, mas essa não é uma função muito bem-vinda pelas pessoas quando começa a acontecer no pão que está na cozinha.

Tipos comuns de bolor

Existem diversos tipos de bolor que podem se desenvolver no pão. O mais comum é o bolor-preto-do-pão, de nome centífico Rhizopus stolonifer. Outro bem conhecido é o bolor Penicillium, que pode ser verde, cinza ou branco, e é de onde o antibiótico penicilina deriva.

Desenvolvimento de bolor no pão

Os esporos do bolor de pão são comuns e podem ser encontrados em praticamente qualquer superfície e em quaisquer condições, incluindo balcões de cozinha expostos à luz solar ou cantos escuros de um armário de alimentos. Isso pode ser demonstrado ao colocar uma fatia de pão em um balcão de cozinha ou outra área aberta, e depois guardá-la em um saco plástico para manter a umidade do pão. Depois de alguns dias, os esporos de bolor começam a se desenvolver, primeiro com o esporo individual se desenvolvendo em hifas, que depois formam o fungo adulto. As hifas são longas células cilíndricas que, além de realizarem a fixação ao substrato, também ingerem os nutrientes necessários para que o fungo continue crescendo. Destas células, forma-se o esporângio e sua estrutura de sustentação, que irá desenvolver e liberar esporos.

Efeitos da luz no desenvolvimento

Bolor é um fungo, não uma planta, portanto ele não precisa de luz para se desenvolver. As plantas precisam de luz para a produção de clorofila, que é necessária para que a planta consiga produzir seu próprio alimento. Os fungos não precisam de clorofila pois não fazem seu próprio alimento. O bolor prefere se alimentar do material orgânico em que está se desenvolvendo, fazendo com que a luz não tenha um efeito direto no seu crescimento. No entanto, a luz pode oferecer um efeito indireto ao aumentar a temperatura do ambiente, aumentando também o desenvolvimento do bolor e, ao retirar a umidade do pão, diminui o crescimento do bolor, que prefere um ambiente úmido.

Como proteger seu pão

Pães com conservantes têm um maior prazo de validade, portanto pão industrializado demorará mais para desenvolver mofo em comparação ao pão caseiro. Guardar o pão na geladeira irá adiar o desenvolvimento de mofo, já que este prefere temperaturas entre 24 e 30 graus Celsius. Não deixe o pão dentro de uma caixa ou em qualquer ambiente úmido e escuro, que é a casa dos sonhos de qualquer esporo de bolor. Para evitar a perda de seu pão para o bolor, consuma-o enquanto fresco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível