A luz da bateria piscando no laptop indica que o carregador não está funcionando?

Escrito por david weinberg | Traduzido por carolina rico
A luz da bateria piscando no laptop indica que o carregador não está funcionando?
A luz da bateria piscando no laptop indica que o carregador não está funcionando? (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

A maioria dos laptops usa uma série de luzes para expressar o estado do computador. Cada luz pode ter vários estados, como ligada, desligada, piscando devagar ou piscando rápido, e também diferentes cores. Cada fabricante utiliza seus próprios códigos para indicar o estado de carga do laptop, mas há semelhanças entre eles.

Convenções de carregamento

A maioria dos laptops exibirá uma luz de bateria verde, azul ou roxa para indicar que a bateria está totalmente carregada. A maioria dos fabricantes indicam que um laptop está em processo de carregamento por meio da exibição de um verde, laranja, azul ou roxo claro contínuo ou piscante. Se o indicador da bateria estiver verde, azul ou roxo, ela provavelmente está funcional, independentemente da luz piscar ou não. Se a luz for laranja sólida, o laptop está, provavelmente, no processo de carregamento.

Convenções de erro de bateria

Muitos fabricantes usam luzes piscando rapidamente para indicar que o nível de carga da bateria está baixo. Em geral, um laptop piscará rapidamente uma luz laranja ou vermelha quando a carga estiver abaixo de um certo nível, até que o computador esteja conectado a uma tomada elétrica e carregado. Se o indicador de bateria de seu laptop continuar piscando rapidamente em laranja ou vermelho, ou, se permanecer vermelho, mesmo quando ele estiver conectado no carregador, isso indica um problema com a bateria ou o carregador.

Indicador de carga do Windows

Caso não tenha certeza do que a luz indicadora de bateria significa, você pode verificar o estado de carregamento do computador no Windows. Procure o ícone da bateria na área de notificação da barra de tarefas. Se o ícone estiver exibindo uma tomada sobre a bateria, ela está carregando ou totalmente carregada. Se não houver nenhuma tomada e seu computador estiver conectado no carregador, pode haver um problema com o carregador ou a bateria. O Windows exibirá um "X" vermelho sobre o ícone da bateria quando detectar um problema com ela. Mantenha o mouse sobre o ícone para ver o atual nível de bateria e de carga. Uma dica de ferramenta aparecerá com informações sobre o atual nível de carga e estado de carregamento. Verifique o nível de carga com frequência para verificar se o laptop está sendo carregado enquanto plugado.

Reinicialização de energia

Se a bateria de seu laptop não estiver carregando, você pode resolver o problema fazendo uma reinicialização completa em seu computador e removendo-a. Desligue o computador e desconecte-o do carregador. Siga as instruções do fabricante para remover a bateria. Em alguns computadores, você pode precisar segurar o botão de energia do computador por 30 segundos para repor as informações da bateria. Conecte seu computador, reinstale a bateria e ligue-o.

Substituição de bateria

Com o tempo, algumas baterias perdem a capacidade de ganhar ou manter a carga. Se a bateria de seu laptop se recusar a carregar, mesmo após a remoção e reinstalação, você pode precisar comprar uma nova bateria. Se o laptop ainda estiver na garantia, ou se o fabricante do computador emitir uma revogação para a bateria, você pode obter uma nova bateria gratuitamente.