O que é luz difusa?

Escrito por anjali amit | Traduzido por ale grassi
O que é luz difusa?

Reflexo em superfície lisa e áspera

Anjali Amit

Para compreender a natureza da luz difusa, devemos primeiro responder à pergunta: "O que é a luz?". Físicos definem a luz como radiação eletromagnética e a teoria tradicional afirma que a luz é uma onda. A sua amplitude dá o brilho, e os diversos comprimentos produzem cores diferentes. A teoria quântica moderna diz que partículas de energia chamadas fótons compõem a luz. O número de fótons lhe dá o brilho, e a energia cria a sua cor. Ambas teorias estão corretas. Luz atua tanto como partícula quanto onda. Simplificando, a luz é o que nos permite enxergar.

Outras pessoas estão lendo

Como enxergamos?

Enxergamos um objeto porque ele emite luz (por exemplo, o Sol, o fogo, uma lâmpada) ou enxergamos objetos que refletem luz.

O que é luz difusa?

Luz difusa é uma luz suave que não possui nem a intensidade nem o brilho da luz direta. Ela está espalhada e vem de todas as direções. Assim, parece envolver-se em torno de objetos. É mais suave e não provoca sombras fortes.

O que causa a difusão da luz?

Quando um feixe de luz atinge uma superfície lisa, sua maior parte se reflete de volta na mesma concentração. Esta é a reflexão especular, o que nos dá a luz brilhante direta. Um espelho é um exemplo comum de uma superfície lisa que causa reflexão especular. E o que acontece em uma superfície áspera? Mesmo irregularidades microscópicas criam aspereza. A lei da reflexão não é quebrada. Cada raio reflete de volta no mesmo ângulo em que atingiu o objeto, mas em uma direção diferente. Portanto, luz difusa é luz dispersa. Esta dispersão é o que provoca a difusão e a suavidade do feixe de luz.

Aplicação da luz difusa

Fotógrafos usam o princípio de luz difusa para criar fotos com detalhes vívidos, porque não há sombras intensas para desviar a atenção. Em um dia ensolarado, utilizam difusores de luz para criar sombras suaves. Horticultores estão descobrindo que a luz difusa cria um ambiente de crescimento mais propício em estufas. Ele permite uma disseminação horizontal maior de luz e expõe as folhas internas à luz. Motoristas acham que estradas molhadas brilham mais que as secas, isto porque os buracos e rachaduras na superfície se enchem de água, criando uma superfície lisa. O resultado é uma reflexão especular que gera o brilho perturbador. Faróis de neblina usam o princípio da luz difusa para gerar um feixe de luz mais seguro.

Curiosidade

O olho humano não pode enxergar todos os raios no espectro de luz. Raios infravermelhos, por exemplo, são muito compridos para a percepção dos humanos e os ultravioletas são muito curtos. Por este motivo, luz direta (espectral) parece mais forte do que difusa, embora a transmissão de luz seja idêntica. Nossa percepção pode nos enganar.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media