Mais
×

Por que a luz negra faz os objetos brilharem?

Atualizado em 17 abril, 2017

A luz negra é uma lâmpada fluorescente que, quando acesa, tem uma coloração roxa e faz determinados objetos em um espaço escuro parecerem brilhar.

Cartazes revestidos de fósforo brilham sob a luz negra (Fluorescence grungy world map image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)

Construção

Uma lâmpada fluorescente comum é revestida de uma camada fina de fósforo que absorve a luz ultravioleta (UV) e emite luz visível. A luz negra requer um revestimento de fósforo diferente que funciona quase da mesma maneira, embora ele também emita uma pequena quantidade de luz UVA (onda longa), bem como uma pequena quantidade de luz visível violeta e azul.

Brilho

Qualquer objeto que brilhe sob a luz negra contém fósforo, uma substância natural ou sintética que emite uma luz visível quando exposta à radiação, como a luz UVA. Quando a luz UVA de uma luz negra atinge o fósforo, ele brilha.

Objetos que contêm fósforo

A maioria dos objetos fluorescente ou que brilham no escuro contém fósforo, assim como muitos detergentes e produtos de limpeza. Um papel branco, uma roupa branca, a vaselina, a água tônica, os dentes, algumas bebidas energéticas e certas plantas brilham sob a luz negra, assim como fluidos corporais como a urina e a saliva.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article