Mais
×

Qual o caminho da luz no olho?

Atualizado em 20 julho, 2017

Pode-se ver objetos quando a luz do sol ou de outra fonte bate neles. Quando isso acontece, seus raios são coletados por nossos olhos e tomam caminhos específicos.

O olho humano (eye anatomy image by Goran Bogicevic from Fotolia.com)

Córnea

Quando a luz entra no olho, ela passa primeiramente pela córnea, que é um envoltório protetor da pupila e da íris. A luz se curva à medida em que a atravessa, e começa a formar uma imagem.

Pupila

A luz, então, passa através da pupila, o círculo escuro no centro da íris, que é a porção colorida do olho. A pupila regula a entrada de luz no olho interno e dá foco aos objetos.

Cristalino

A luz continua a viajar através do cristalino do olho, que é uma estrutura clara e flexível que foca a imagem na retina. Ele é flexível para que possa focar imagens que estão próximas ou distantes.

Retina

A luz e as imagens são, então, focadas na retina, que é uma camada de células sensíveis à luz na parte posterior do olho. Isso é feito por dois tipos de células fotorreceptoras: cones e bastonetes. Os cones respondem à luz brilhante e à cor, e também transmitem imagens nítidas. A concentração de cones é pequena nos lados da retina e aumenta à medida em que se aproxima do centro dela. Os bastonetes são mais sensíveis à luz e mais numerosos do que os cones.

Nervo óptico

A imagem é, então, enviada ao nervo óptico na parte posterior do olho. Esse nervo recebe os sinais da retina e, em seguida, os reenvia ao cérebro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article