Mais
×

Como usar um macacão

O macacão está de volta ao mundo da moda. Também conhecido como jardineira, esse acessório voltou às vitrines graças a modelos internacionais que passaram a usá-lo em desfiles pelo mundo. Originalmente, a peça surgiu em meados dos anos 1940, como roupa de trabalho para operários da Europa e dos Estados Unidos. O macacão ficou imortalizado na pele de Carlitos, o eterno vagabundo criado por Charles Chaplin, que utilizou a peça no filme "Tempos Modernos" (1936). Anos depois, quem diria, o macacão voltou para dar um ar de pós-modernidade aos dias atuais. Saiba como inserir o macacão na moda do dia a dia.

Instruções

O macacão está de volta ao mundo da moda (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Comece escolhendo o tipo de macacão que mais combina com você. Atualmente, há uma série de opções e estilos, que vão desde tecidos mais leves até a peça mais tradicional feita em jeans.

  2. O macacão não é apenas uma peça esportiva. Ele combina com eventos mais despojados ou mesmo com o estilo esporte fino para homens e mulheres.

  3. Para o dia a dia, é possível utilizar o macacão com camisas de manga curta ou comprida, desde que sejam básicas e sem estampa. As cores podem variar em tons e estilos. O branco, por exemplo, funciona muito bem com macacão jeans.

  4. Blusas com estampas até podem funcionar, desde que sejam discretas. Caso contrário, a estampa desequilibra o visual simétrico do macacão.

  5. Em dias mais frios, é possível usar o macacão com uma jaqueta aberta, para se proteger do vento.

  6. Para as mulheres, o macacão também pode ser usado em ocasiões festivas. Nesse caso, uma boa ideia é cobri-lo com paetês.

  7. Usar macacão com cinto pode ser uma boa pedida para definir melhor as curvas do corpo feminino. Já para os homens, o cinto é um acessório desnecessário, com o macacão.

  8. O macacão combina com diversos tipos de calçado, desde sapatos sociais até rasteirinha, sapatos de bico fino (que alongam a silhueta feminina) e tênis. Botas também podem ser utilizadas, desde que o cano fique escondido para dentro da calça.

  9. Para as mulheres, o macacão harmoniza bem com brincos e colares de pérola, prateados ou mesmo dourados. Bolsas à tira colo ajudam a dar um visual sofisticado.

Dicas

  • Os macacões mais largos, feitos com tecidos mais leves, são indicados para mulheres que desejam acentuar a silhueta.
  • Para quem deseja disfarçar o excesso de peso, uma dica é escolher um macacão escuro feito com peças mais grossas, como o elastano. Assim, o corpo não fica tão marcado.

Aviso

  • Atenção na hora de comprar o macacão ideal para seu tipo de corpo. A peça não deve marcar a virilha. É melhor optar por modelos que sejam confortáveis.

O que você precisa

  • Macacão de cor, tamanho e estilo de sua preferência
  • Blusas básicas
  • Jaquetas
  • Colares, brincos e bolsas
  • Sapato social ou tênis (para os homens)
  • Sapato de bico fino, bota ou rasteirinha (para as mulheres)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article