Como fazer um macacão

Escrito por melissa j. bell | Traduzido por deborah morais
Como fazer um macacão
Você pode fazer um macacão completo com qualquer material elástico para alcançar o visual que deseja (anime girl on the floor image by Mikhail Malyshev from Fotolia.com)

Macacões são roupas de elástico apertadas com manga longa e pernas compridas. Eles são usados com mais frequência como um traje de dança ou fantasia, mas também podem ser parte de roupas para surfistas e outras vestimentas esportivas. Embora macacões comerciais venham em várias cores e estilos diferentes, os desenhos específicos para trajes de dança e fantasias são muitas vezes difíceis de encontrar. Você pode fazer seu próprio macacão sob medida para o seu corpo, nas cores e tecidos de sua preferência.

Instruções

    Criando o modelo do macacão

  1. 1

    Coloque uma folha de papel grande, como papel pardo, sobre uma superfície plana. Deite-se em cima do papel, de modo que a metade superior de seu corpo e um braço estejam no papel. Mantenha o braço ligeiramente afastado do corpo.

  2. 2

    Peça para um amigo ajudar a desenhar seu corpo e braço, começando do pescoço. Trace com espaço. Quando terminar, desenhe uma linha sobre o centro do corpo.

  3. 3

    Repita os passos 1 e 2 para a parte inferior do seu corpo. Junte o traçado inferior com o traçado superior, combinando as linhas.

  4. 4

    Corte ao longo das linhas desenhadas, incluindo a linha vertical do centro, de modo que você tenha a metade de um desenho de corpo inteiro. Desenhe uma linha curva no ombro, e corte ao longo desta linha para separar o braço do corpo.

  5. 5

    Alfinete os modelos de papel do seu braço e corpo em uma dupla camada de tecido lycra. Corte ao redor dos modelos, 2,5 centímetros de distância de todas as bordas. Estes centímetros extras irão fornecer margem para costura. Você deve ter duas partes de braço e dois pedaços da parte superior do corpo.

  6. 6

    Alfinete os modelos de papel do braço e corpo na outra camada dupla de tecido. Alinhe a linha de centro do modelo de corpo com a borda dobrada do tecido. Corte a 2,5 centímetros de distância de todas as bordas, exceto a borda dobrada. Você deve ter mais duas peças do braço e uma peça de corpo inteiro.

    Juntando as partes do macacão

  1. 1

    Pegue o pedaço do corpo inteiro e coloque-o sobre uma superfície plana. Esta será a parte da frente de seu macacão. Pegue os dois pedaços de meio corpo, que serão as peças das costas de seu macacão, e coloque-as em cima da parte da frente. Iguale as bordas laterais.

  2. 2

    Alfinete as peças das costas com a parte da frente ao longo das laterais do pescoço e da parte superior do ombro. Fixe também as peças ao longo do tronco e das pernas. Deixe cavas, borda do pescoço, borda inferior da perna e bordas do tornozelo abertas.

  3. 3

    Costure as bordas que foram alfinetadas, 2,5 centímetros de distância das bordas, usando o ponto elástico em sua máquina de costura. Você também pode usar uma máquina de overloque.

  4. 4

    Alfinete as bordas da costura do centro das costas do corpo em conjunto na parte inferior, fechando 2,5 centímetros. Costure as bordas juntas, a 2,5 centímetros de distância. Coloque o corpo em superfície plana novamente.

  5. 5

    Alfinete as bordas da parte inferior da perna juntas, então costure-as, 2,5 centímetros de distância das bordas.

    Finalizando o macacão

  1. 1

    Teste o ajuste do macacão no seu corpo. Se você precisa deixar o traje maior em alguma parte, arranque a costura errada com um abridor de casas e aumente o traje dentro das margens da costura.

  2. 2

    Dobre as bordas do pescoço e tornozelo a menos de 2,5 centímetros e costure-as no lugar. Pegue os pedaços do braço e coloque-os em pares. Alfinete o lado e as bordas superiores juntos e, em seguida, costure a 2,5 centímetros de distância das bordas.

  3. 3

    Dobre as bordas do pulso abaixo de 2,5 centímetros e costure-as no lugar. Vire os pedaços do braço do lado direito do avesso e insira nas cavas do macacão. Alfinete as bordas da cava do braço juntos e, então, costure-as a 2,5 centímetros de distância das bordas.

  4. 4

    Dobre as bordas restantes do centro das costas com menos de 2,5 centímetros. Alfinete a fita de zíper em cada lado no centro das costas, então costure-a.

  5. 5

    Prove o vestimento do macacão novamente e faça quaisquer ajustes necessários. Corte as margens da costura e faça ponto em zigue-zague ou de sarja nas bordas.

Dicas & Advertências

  • Se você preferir usar um modelo comercial para fazer seu macacão, simplesmente ignore os passos 1 a 4 e comece com o seu modelo.

O que você precisa?

  • Papel grande
  • Marca-texto
  • Fita
  • Tesoura
  • Tecido lycra de quatro vias de estiramento
  • Alfinetes
  • Fita métrica
  • Linha
  • Máquina de costura doméstica
  • Zíper

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível