Como fazer um macaco a partir de uma meia

Escrito por ehow contributor | Traduzido por clara lee
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um macaco a partir de uma meia
Faça um macaco de pelúcia usando um par de meias (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os macacos de meia - macacos de pelúcia feitos a partir de meias de trabalho marrom - têm encantado crianças durante décadas. Um par de meias fornece toda a estrutura necessária para criar o macaco, e como esses brinquedos devem ter uma aparência artesanal você não precisa ser um expert em costura para fazê-los.

Esse projeto funciona melhor com meias de trabalho Rockford, de calcanhar vermelho. Elas estão disponíveis em algumas lojas de artesanato, lojas de ferragens e online. Essas meias foram criadas em 1932 pela Nelson Knitting Mills de Rockford, Illinois. Talentosos artesãos logo criaram os macacos de pelúcia e outros animais feitos a partir dessas meias. Em 1951, cada pacote de meias incluia instruções para fazer o macaco de meia, uma tradição que continuou mesmo depois da Nelson Knitting Mills ser adquirida pela Fox River Mills de Osage, Iowa, em 1992. Mas se você não conseguir encontrar meias Rockford, você pode substituí-las por qualquer par de meias de tamanho e forma similares.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um par de meias de trabalho marrom com calcanhar vermelho
  • Alfinetes de costura redondos
  • Tesoura
  • Linha forte
  • Agulha com passador grande
  • Saco de fibra de poliéster para recheio
  • Cavilha de madeira ou colher de pau de cabo longo
  • Botões pretos ou marrom escuro para os olhos (linha marrom ou preta para costurar os olhos)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Corte a primeira meia para criar o corpo e as pernas do macaco. Posicione a meia sobre a mesa de modo que o calcanhar fique virado para baixo, e a parte superior do pé voltada para você. A meia deve ser longa e plana, formando um tubo uniforme do punho até os dedos dos pés. O pedaço de tecido que vai do punho até o início do pé - logo acima do tornozelo - vai formar as pernas. Faça um longo corte no centro do tecido para separá-lo em duas "pernas". Arredonde as pontas na parte superior de cada perna e ao longo do punho para criar os pés.

  2. 2

    Passe a linha pela agulha. Vire a meia do avesso; prenda as pernas com os lados direitos juntos. Comece com uma das pernas, faça um ponto no lado externo do pé e dê um nó na linha.

    Costure ao longo do pé e da perna a até 2,5 cm da virilha. Faça um ponto, em seguida, insira a agulha por trás do primeiro ponto e puxe a agulha e linha para cima através do tecido. Esta técnica cria um pouco de flexibilidade na costura, dando-lhe estabilidade. Repita todo o processo na outra perna.

  3. 3

    Vire com cuidado o lado direito do corpo e das pernas para fora, puxando o lado direito da meia através da abertura. Recheie o corpo e as pernas com enchimento de fibra até que estejam cheios e firmes, mantendo-os, porém, fofos e suaves ao toque. Use uma cavilha ou colher de pau com cabo longo para ajudar a empurrar o recheio para as pernas. Quando você terminar de rechear, prenda a linha dentro da abertura e faça alguns pontos encobertos para fechar o buraco.

  4. 4

    Faça a cabeça do macaco. No corpo, a cerca de 13 cm a partir do topo da cabeça, insira a agulha e puxe a linha através das costas. Prenda a linha dando dois nós e deixe uma sobra de 5 cm.

    Faça pequenos pontos ao redor do corpo de meia, puxando a linha levemente, até encontrar o primeiro ponto que você fez. Puxe a linha forte o suficiente para criar a aparência de um pescoço, faça um ponto de amarração, mas não corte o fio. Costure de novo ao redor do pescoço, desta vez amarre e corte a linha, deixando outra sobra de 5 cm. Puxe as duas extremidades do fio através do interior do corpo.

    Note que o projeto original não tem um pescoço. Você pode pular esta etapa se quiser.

  5. 5

    Corte a outra meia para criar os braços, cauda, orelhas e boca do macaco. Coloque a meia de lado para que você possa ver o seu perfil completo. Para fazer os braços, corte a perna da meia, partindo do punho até um pouco acima do tornozelo. Corte o pedaço de tecido em linha reta no meio para resultar em dois finos pedaços de tecido. Arredonde as pontas do punho como você fez com as pernas.

    Corte o pé da meia em dois a partir do centro. Siga os contornos naturais da meia e faça uma faixa ao longo da parte superior do pé um pouco mais fina do que a faixa que contém o calcanhar. A faixa fina será a cauda. A partir da faixa mais grossa, corte a boca e orelhas. Para a boca, simplesmente corte o calcanhar vermelho deixando um pouco da borda marrom ao redor. Corte dois semicírculos de igual tamanho a partir do restante do tecido para criar as orelhas.

  6. 6

    Costure os braços, cauda e orelhas. Para cada peça, use o mesmo método de costura usado para as pernas, primeiro virando o tecido do avesso e prendendo-o com os lados direito juntos. Costure em torno das aberturas, deixando um buraco suficientemente grande para puxar o tecido através delas e adicionar o recheio. Recheie cada pedaço com fibra de poliéster e feche costurando.

  7. 7

    Posicione e prenda os braços nas laterais do corpo, dobrando as bordas do tecido. Costure os braços no lugar usando pontos bem pequenos e escondidos - puxe a linha firmemente depois de cada ponto. Certifique-se de que todas as bordas estão costuradas para dentro.

    Repita este método de costura para a cauda, colocando-a acima da marca vermelha atrás do macaco. Costure as orelhas nas laterais da cabeça usando o mesmo método. Se quiser, dê pontos na parte interior ao redor de cada orelha a cerca de 0,5 cm para deixá-las mais realistas.

  8. 8

    Fixe a boca do macaco de meia. Vire a ponta da peça e faça pontos temporários ao seu redor para mantê-la no lugar enquanto você costura a boca ao corpo. Recheie com fibra e prenda a peça no lugar - isso pode ser difícil. Costure a boca no lugar com pontos curtos e encobertos. Tente manter o ponto o mais invisível possível, especialmente na área próxima ao nariz. Quando terminar, retire os pontos temporários.

  9. 9

    Para fazer os olhos do macaco, pregue os botões ou borde os olhos no rosto.

Dicas & Advertências

  • Se bem construído, um macaco de meia pode ser lavado à mão em água fria ou em ciclo suave ou delicado na máquina de lavar. Deixe-o secar no varal.
  • Você pode fazer um gorro cortando os dedos de outra meia. Inclua cerca de 1 cm de material marrom - vire o tecido para cima fazendo uma borda e prenda-o com alguns pequenos pontos. Acrescente um pompom vermelho ao topo do gorro.
  • Os botões representam risco de asfixia para crianças pequenas. Bordar os olhos para o rosto do macaco não apresenta perigo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível