MacBook e acesso EFI

Escrito por david perez | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
MacBook e acesso EFI
A EFI fornece uma interface entre o sistema operacional e o hardware (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

A Extensible Firmware Interface (EFI ou, em português, "Interface de Firmware Extensível") é uma alternativa ao tradicional sistema Input/Output (Entrada/Saída). Assim como a BIOS, a EFI tem sua própria interface (ou "shell") que permite que você mude configurações de hardware. A Apple não inclui essa shell em seus computadores Macintosh. Apesar de equívocos sobre diferentes tipos de firmware para Mac, não existe forma alguma de acessar a EFI diretamente. Porém, você ainda pode alterar algumas das configurações tradicionalmente associadas com controles da BIOS ou da EFI.

Outras pessoas estão lendo

Informações

Todos os novos Macbooks funcionam com processadores Intel e incluem o firmware de EFI desenvolvido pela mesma. Macs mais velhos utilizam processadores Power PC da IBM que rodam um programa mais antigo conhecido como Open Firmware. O Open Firmware é similar à BIOS encontrada em computadores não produzidos pela Apple no aspecto de fornecer acesso às configurações de hardware. Tentativas de hackear a EFI para obter o mesmo tipo de acesso podem resultar na incapacidade permanente de seu computador inicializar (realizar o boot).

Configurações do disco rígido

Quando você liga seu Macbook, ele inicializa o sistema operacional no disco rígido por padrão. BIOS convencionais e EFIs implementadas em computadores não produzidos pela Apple permitem que você mude isto utilizando a shell do firmware. Eles também permitem que você particione seu disco rígido em diferentes sessões para aumentar a segurança e a organização de seus dados. Mesmo não possuindo shell, Macs com processadores Intel ainda assim permitem que você especifique o sistema que inicializa seu computador. Você pode encontrar esta opção na sessão de "Disco de inicialização nas preferências do sistema". É possível encontrar opções de particionamento no "Utilitário de disco" localizado na pasta "Utilidades".

Comandos de inicialização

Macbooks que utilizam EFI fornecem uma série de comandos de firmware que podem ser iniciados ao ligar o computador. Para usá-los, é necessário pressionar teclas específicas quando o logo da Apple aparece na inicialização. Comandos incluem "Teste de hardware da Apple" (THA) e "Modo de inicialização segura". Para rodar o THA, certifique-se de que seu computador possui acesso à internet sem fio (Wi-Fi) ou algum outro tipo de conexão à internet e segure a tecla "D" na inicialização. Isso apresentará uma interface que oferece relatórios sobre o status dos dispositivos de hardware. Para iniciar o "Modo de inicialização segura", segure a tecla "Shift" na inicialização. Isso permite que você inicie o sistema operacional mesmo que hajam falhas de software que impedem uma inicialização normal.

Equívocos

Confusão sobre a diferença entre EFI e seu predecessor chamado Open Firmware tem levado ao equívoco de que todos os Macs fornecem acesso à shell de firmware. Você pode determinar se seu Mac roda Open Firmware ou EFI levando o mouse até o ícone da Apple (a maçã) no canto superior esquerdo da tela, clicando e selecionando "Sobre este Mac". Uma janela aparecerá mostrando seu tipo de processador. Caso possua um processador Power PC, você não possui a interface EFI, mas poderá acessar a shell do Open Firmware segurando Command, ou Apple, e Option na tela de inicialização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível