O que fazer quando um MacBook sinaliza "Sem carregamento"

Escrito por christopher capelle | Traduzido por jean santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando um MacBook sinaliza "Sem carregamento"
Um MacBook da Apple (working late_1 image by think jesters from Fotolia.com)

A Apple vem lançando uma série de modelos portáteis com vários nomes desde 1989, incluindo o Mac Portátil, iBook e PowerBook, mas a linha MacBook só passou a ser produzida em 2006. Todos os MacBooks incluem uma bateria, os modelos mais antigos tinham uma bateria que podia ser substituída, mas os modelos mais recentes, a partir de 2011, tem a bateria integrada no próprio corpo do computador.

Outras pessoas estão lendo

Cheque seu modelo

Descubra qual é o modelo de MacBook que você possui. Os modelos mais antigos (branco e preto) têm uma bateria que pode ser facilmente substituída, enquanto alguns dos modelos mais recentes (MacBook Pro e MacBook Air) tem a bateria encaixada dentro do próprio laptop, o que significa que ela não é removível. Se o seu modelo de MacBook possui uma bateria que não é removível, consulte a seção seis.

Certifique-se se está encaixada

Desligue o seu MacBook, feche a tampa, desconecte todos os cabos e ligue o computador. Verifique se a bateria, na parte inferior do seu laptop, está nivelada e bem encaixada. Remova a bateria e recoloque-a no compartimento, na parte inferior do laptop. Reinicie o MacBook para ver se a bateria começa a carregar.

O que fazer quando um MacBook sinaliza "Sem carregamento"
Um MacBook sem carregamento de bateria pode ser um problema (Am Laptop image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Limpe os terminais

Repita o processo de remoção da bateria, tal como descrito no Passo Dois. Use um cotonete e álcool para limpar os conectores. Não despeje o álcool diretamente no computador ou bateria: apenas mergulhe os cotonetes no álcool e limpe os terminais suavemente. Dê ao computador um mínimo de 30 minutos para secar completamente antes de recolocar a bateria e reiniciar o computador.

O que fazer quando um MacBook sinaliza "Sem carregamento"
Cotonetes são importantes para manter seu computador limpo (ear cleaning swabs - diagonal row image by Yasen Pramatarov from Fotolia.com)

Tente um bateria diferente

Pegue emprestado uma bateria compatível com o seu MacBook para um teste. Se esta bateria começa a carregar enquanto o computador está ligado, isso é uma sinal de que é o problema esta na sua bateria e não no próprio computador. Não compre uma nova bateria até que você tenha confirmado que o problema é de fato sua bateria e não o computador, pois baterias de MacBook custam, em média, cerca de 160 reais e vem aumentando desde janeiro de 2011, dependendo do modelo. Se a bateria ainda assim não carregar, avance para o Passo Cinco.

Reinicie o SMC

Faça a reinicialização do System Management Controller (SMC) em MacBooks com processadores Intel desligando o computador, removendo todos os cabos e a bateria e mantendo pressionado o botão de liga/desliga por cinco segundos. Substitua a fonte de alimentação e a bateria e reinicie o computador.

O que fazer quando um MacBook sinaliza "Sem carregamento"
O botão liga/desliga num MacBook branco (white notebook image by Jorge Figueiredo from Fotolia.com)

Consulte um profissional

Leve o seu MacBook para uma Apple Store ou a uma assistência autorizada da Apple se sua bateria ainda não carregar. Se você puder, obtenha uma estimativa do custo do conserto. Uma vez que uma bateria que não carrega não é um problema incomum para MacBooks mais antigos, pode ser interessante fazer uma análise de custo sobre diferentes cenários, ou seja, a possibilidade de gastar o dinheiro em uma máquina mais antiga ou, simplesmente, jogar a toalha e colocar esse dinheiro em um novo computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível