Como fazer madeira no 3DS Max

Escrito por ryan crooks | Traduzido por lean pereira
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Como fazer madeira no 3DS Max
Você pode criar um material mapeado que simula a madeira de forma realística no 3DS Max (NA/AbleStock.com/Getty Images)

O Autodesk 3DS Max é um programa de modelagem de computador que cria e renderiza imagens e animações realistas. Para renderizar um objeto de madeira realisticamente, a geometria do objeto é modelada e, então, um material de madeira mapeada é aplicado à geometria modelada. O material de madeira deve ser criado no 3DS Max usando o "Material Editor". Imagens são aplicadas aos mapas de textura e estes são aplicados ao material no "Material Editor". Embora haja um número de passos na criação de um objeto de madeira no 3DS Max, eles são relativamente fáceis e o objeto de madeira parecerá bastante realista.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Imagem de madeira
  • Aplicativo de edição fotográfica
  • Autodesk 3DS Max
  • Computador

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Instruções

  1. 1

    Crie ou efetue o download de uma imagem de madeira para usá-la como material no Autodesk 3DS Max. Se necessário, ajuste a imagem em um aplicativo de edição fotográfica como o Adobe Photoshop. Salve a imagem como um arquivo JPG, BMP ou PNG.

  2. 2

    Abra o Autodesk 3DS Max. Abra o modelo no qual você deseja aplicar a textura de madeira ou crie um modelo simples, usando as ferramentas de sólidos e de modificação do 3DS Max.

  3. 3

    Clique no botão do "Material Editor". Uma janela aparecerá com diversos slots de materiais. Escolha um que não esteja sendo usado — slots não utilizados aparecem como esferas cinzas.

  4. 4

    Clique no material não utilizado. Selecione a janela retrátil chamada "Maps" na metade inferior do "Material Editor". Muitas categorias de mapas de textura aparecerão, como "Diffuse Color" e "Bump".

  5. 5

    Selecione "Diffuse Color" e selecione o mapa de imagem clicando no botão próximo a "Diffuse Color", no qual está escrito "None". Navegue até seu arquivo de imagem, selecione-o e pressione "Open". Isso dará a imagem e cor da madeira ao seu material.

  6. 6

    Ajuste o posicionamento, tamanho e rotação do mapa "Diffuse Color" nas janelas "Coordinates" e "Bitmap Parameters".

  7. 7

    Selecione "Bump" na janela "Maps" e selecione o mapa de imagem clicando no botão próximo a "Bump" no qual está escrito "None". Navegue ao seu arquivo da imagem de madeira, selecione-o e pressione "Open". Altere o campo "Amount" próximo a "Bump" para 25%. Isso adicionará uma variação de superfície similar à madeira em seu material.

  8. 8

    Ajuste o posicionamento, tamanho e rotação do mapa "Bump" nas janelas "Coordinates" e "Bitmap Parameters".

  9. 9

    Clique no material que você acaba de criar na janela "Material Window" e arraste o material ao objeto-modelo que você deseja renderizar como madeira.

  10. 10

    Renderize o modelo clicando no botão "Render". O objeto-modelo parecerá madeira.

Dicas & Advertências

  • Ajuste as configurações do mapa e adicione outros no "Material Editor" para criar diferentes qualidades do material de madeira. Há milhares dos diferentes tipos de madeira e muitas diferentes formas de renderizar a cada um, então busque experimentar com o material e o "Material Editor" para criar a melhor renderização de superfície de madeira.

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