Como a madeira é medida?

Escrito por amber keefer | Traduzido por jesse mourao
Como a madeira é medida?
Sempre faça as medições ao construir um projeto em madeira (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Fatores a considerar ao comprar madeira serrada

Ao planejar um projeto de instalações domésticas, seja a construção de um deque, a colocação de um corrimão na varanda, uma cerca, a construção de armários de madeira, a instalação de pisos de madeira, guarnições, molduras ou paredes novas, uma das primeiras perguntas que as pessoas tendem a fazer é: como calcular a quantidade de madeira necessária? Embora a maioria de nós comece medindo a área a ser coberta, um fator-chave que muitos esquecemos é o desperdício que pode ser envolvido antes da conclusão de um projeto. Além da importância de escolher madeiras retas, sem rachaduras e com veios bonitos, a compra de madeira suficiente para concluir o projeto de forma satisfatória é uma prioridade importante. No entanto, a quantidade é geralmente a principal coisa que os compradores consideram ao escolher madeira. Não importa se você vai comprar uma madeira mais cara ou uma mais barata, determinar a quantidade necessária dependerá do tamanho das tábuas de madeira que serão compradas. Tenha em mente que a madeira é tipicamente medida primeiramente em centímetros de espessura, em seguida, em centímetros de largura e, finalmente, em metros de comprimento.

Como a madeira macia é medida

Existem várias coisas para se levar em conta na compra de madeira. As tábuas de madeira são medidas em centímetros de largura por metros de comprimento. A maioria das placas geralmente medem cerca de 2,5 cm de espessura. Mesmo que a madeira normalmente seja vendida em diferentes larguras e comprimentos, a madeira macia usada para a construção (mais comumente referida como madeira serrada de 5 x 10 cm) pode ser vendida pelo metro linear. Um metro linear mede um metro ao longo do comprimento da madeira. A placa pode ser de qualquer espessura ou largura. A medição leva em conta o comprimento, a largura e a espessura de uma tábua. Um metro linear tem 1 m de comprimento e um 1 m de largura, mas apenas 2,5 cm de espessura. Na maioria dos casos, essas medições padrão serão aproximadas. Cada região estabelece suas próprias regras.

Como a madeira de lei é medida

A madeira de lei é medida e vendido por metro, cujo volume é representado pela espessura em centímetros vezes a largura em centímetros vezes o comprimento em metros, dividido por 12. Se a espessura de uma placa é inferior a 2,5 cm, ela será considerada de 2,5 cm. O comprimento de tábuas de madeira é sempre medido em metros inteiros, mas a origem da madeira (nacional ou importada) determina esse comprimento. Por exemplo, um pedaço de madeira nacional medindo 2,5 m ou 2,7 m ainda é considerado como tendo 2 m de comprimento. Por outro lado, a medição de uma peça de madeira importada é arredondada para o metro mais próximo. Se uma tábua mede 2,5 m, ela seria vendida como uma placa de 2 m. Se ela mede 2,7 m, seria vendida como uma tábua de 3 m. A maneira pela qual a madeira é medida e vendida, além da natureza do projeto, tem de ser considerada para que a quantidade necessária seja comprada.

Dicas adicionais de medição

Medir duas vezes e cortar uma vez é um conselho bem valioso. Na verdade, você deve tirar a mesma medida várias vezes. Se você cortar uma tábua de forma errada, você pode perder dinheiro e toda a peça. Saiba como ler uma trena corretamente, pois ferramentas diferentes podem oferecer diferentes medições. Olhe diretamente para a trena. Se você tentar fazer uma leitura olhando em ângulo para ela, você pode obter uma medida imprecisa. Faça as medições mais apuradas possíveis, medindo primeiro a largura e depois o comprimento. Sempre arredonde para os 3 mm mais próximos. Para trabalhar de forma segura, comece a medição na marca de 2 cm da trena. Ao subtrair 2 cm de seu total final é possível conseguir uma medição mais precisa.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível