O que é madeira de melamina?

Escrito por warren rachele | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é madeira de melamina?
A madeira de melamina é muito popular (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A madeira de melamina é uma madeira usada para fazer armários e móveis. A superfície lisa e núcleo a vácuo a tornam o material ideal para construtores que se preocupam com o orçamento. A variedade de cores e grãos de madeira disponíveis a tornam popular com designers e construtores.

Madeira de melamina

Melamina se tornou um nome comumente usado para um produto de madeira manufaturada. O produto é o núcleo de uma placa de partículas, ou MDF (painel de fibra de madeira de densidade média, da sigla em inglês "medium-density fiberboard") que tem papel colado em um ou ambos os lados com resina de melamina. O papel usado para cobrir o núcleo determina a cor do produto acabado, e apesar de geralmente ser vista em branco, ela é feita de uma grande variedade de cores e grãos de madeira para emular madeira sólida.

Escolhendo a cor da madeira de melamina

O tipo de projeto que você está construindo com madeira de melamina vai determinar que núcleo escolher. Tanto a placa de partículas quanto o MDF são criados ao misturar restos de madeira com um adesivo que depois é pressionado em formato de tábua. A placa de partículas é criada a partir de grãos maiores de madeira, e é especialmente suscetível a inchaço e deformações da umidade. Os grãos maiores não seguram bem prendedores, e tendem a quebrar quando cortados.

O MDF usa o núcleo mais pesado dos dois devido aos grãos mais finos de madeira usados e da densidade da madeira resultante. Ele é menos afetado pela umidade, mas não é impermeável. Ele também é menos suscetível a quebrar devido ao grão fino. Isso significa que os cortes são mais limpos e podem ser feitos facilmente para criar diferentes formas de bordas.

Dando forma à madeira de melamina

A resina de melamina que é usada para juntar a camada decorativa ao núcleo é uma superfície dura e protetora ideal para produtos acabados. Essa mesma superfície dura cria um problema para o madeireiro que faz as operações de corte e de dar forma. Ela é altamente suscetível a rachaduras no corte que expõe o núcleo de madeira. O artesão deve usar uma lâmina fina de compensado e medidas preventivas como colocar fita na linha de corte para minimizar esse problema.

Mantendo a madeira de melamina

Quando usada para fazer móveis ou armários, a madeira de melamina é popular com consumidores. Ela é mantida com produtos caseiros, e como não é sólida, você não precisa se preocupar com rachaduras na madeira. Desde que os avisos contra exposição à umidade sejam seguidos, a madeira é muito estável e durável.

Perigo de formaldeídos

Algumas resinas usadas para ligar o núcleo de MDF da madeira de melamina contêm formaldeídos. Enquanto traços do produto soltos pela madeira com o tempo são inofensivos, pessoas muito sensíveis a ele podem não querer usar essa madeira em espaços interiores. Novas formas de adesivos de ureia estão sendo feitas sem formaldeídos, mas estão menos disponíveis. Os mesmos móveis ou armários podem ser feitos com madeira sólida e depois pintados para evitar essa exposição.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível