Mais
×

Como trabalhar com madeira de pereira

Atualizado em 17 abril, 2017

A pereira é uma madeira de alta qualidade usada pra entalhar e fazer pequenos itens ornamentais. Apesar de haverem 20 tipos diferentes de pereiras, esse tipo de madeira normalmente vem da pereira comum e da pereira suiça. Ela possui uma aparência diferente de outros tipos de madeira uma vez que o grão é mais sutil. A pereira é normalmente uma mistura de marrom e rosa, mas as tábuas podem conter mudanças de cor para um tom mais roxo ou de um rosa alaranjado.

Instruções

Pereiras são usadas para fazer móveis de madeira-de-lei (Liz Whitaker/Stockbyte/Getty Images)
  1. Use ferramentas afiadas. Apesar dela possuir uma textura fina e suave, o a torna dela perfeita para entalhes, a pereira é um material muito duro e, embora não existam muitos grãos interligados, é preciso um formão afiado para raspá-la. Quando trabalhar com pereiras, lembre-se de afiar suas ferramentas regularmente ou os entalhes levarão mais tempo para ser feitos e podem resultar em superfícies desiguais.

  2. Crie itens pequenos. Pereiras são pequenas e a madeira pode ser cara. Tábuas maiores que 3 m e com larguras maiores que 70 cm são raras, então deve-se apenas usar pereiras em itens menores, como caixas ou cadeiras.

  3. Use o tronco inteiro. De acordo com o construtor de móveis David Savage, a pereira é incomum uma vez que a madeira da seiva (que fica perto das extremidades) é bastante similar à madeira do meio do tronco. Então, pode-se usar madeira de todas as partes do tronco de uma pereira sem afetar a estética da sua peça.

  4. Resseque a madeira cuidadosamente. Se precisar secar sua pereira antes de usá-la, garanta que ela seja colocada cuidadosamente no topo da madeira, já que ela pode girar durante o processo de secagem. Divida a madeira em camadas entre as hastes para que o ar a alcance, mas então coloque dois ou três fardos de madeira no topo da pilha de secagem para fazer peso na madeira e evitar que empene.

  5. Defume a madeira após a coloração, usando vapor ou álcool. Defumar a madeira durante o processo de secagem escurece a coloração e o acabamento rosa no álcool e produzirá também um tom mais escuro. Defumar também mata os insetos que estão dentro da pereira, que podem danificar a madeira durante a secagem.

Dicas

  • Envernize a pereira acabada para proteger a superfície de arranhões e marcas.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article