×
Loading ...

Que tipo de madeira deve ser usada na construção de um galpão ao ar livre?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um galpão de jardim é uma boa adição à qualquer propriedade, pois pode ser usado como oficina, escritório, quarto extra ou local para armazenamento. Existem diversos tamanhos e projetos disponíveis, mas, como em qualquer outra construção ao ar livre, o tipo de madeira é muito importante. A variedade de madeiras usadas em galpões é relativamente pequena, mas isso deve-se à razões práticas e não só a adequação.

Galpões de madeira podem ser usados para diversas funções, desde aramazenamento à escritórios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Em geral

A madeira está acostumada a ficar ao ar livre, portanto, qualquer tipo será adequado para construir um galpão. O importante é que as peças recebam tratamento que as protejam contra putrefação. Madeiras industriais, como MDF, não são adequadas para construir galpões, mesmo que sejam tratadas, pois essas edificações ficam sob constante exposição ao tempo. Outras madeiras, como carvalho e teca, não costumam ser usadas por serem mais caras.

Loading...

Pinho

Pinho é a madeira mais usada em construções ao ar livre, pois é barata, duradoura e facilmente tratada. Mais uma vantagem é sua aparência, que pode ser alterada com diversos acabamentos, pois o pinho garante boa aderência à tintas coloridas.

Pau-brasil

Costuma ser usado apenas em galpões mais caros, mas é um excelente material. Não costuma ser colorido, pois possui grande beleza, com tons e veias naturais, mas ainda assim precisa ser tratado.

Cedro

Cedro é uma opção meio-termo entre as opções anteriores. Não é uma madeira tão cara quanto o pau-brasil, mas também costuma ser tratada apenas com óleos, para que possa manter sua aparência natural.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...