×
Loading ...

Como magnetizar um prego de ferro

Atualizado em 20 julho, 2017

É muito simples magnetizar um prego de ferro. Imãs conseguem seu poder de atração por meio de elétrons contidos no próprio imã, que giram e criam pequenos campos magnéticos chamados dipolos. Os dipolos se reúnem em aglomerados chamados de domínios. Esses domínios são como pequenas hastes magnéticas dentro do imã. Quando os domínios são organizados aleatoriamente dentro do imã, ele não atraem o metal. Quando são organizados paralelamente uns aos outros, o imã atrai o metal. Atingindo um prego com um martelo, você pode mudar os domínios do prego de aleatórios para paralelos, tornando o prego magnético.

Instruções

Pregos de ferro podem ser magnetizados ao serem tocados por um imã ou atingidos por um martelo (Creatas/Creatas/Getty Images)

    Como fazer

  1. Encontre o norte magnético usando uma bússola. Desenhe uma linha norte-sul em uma superfície dura. A Terra é um imã gigante que tem um campo magnético que passa em volta e por entre a Terra. O campo magnético da Terra irá guiar os domínios no prego de ferro para se moverem de uma orientação aleatória para paralela, juntamente com o campo magnético terrestre.

    Loading...
    A terra é um imã gigante com o seu próprio campo magnético (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Coloque o prego em uma orientação norte-sul, colocando-o na linha determinada pela bússola. Se o prego não for colocado na orientação norte-sul, os domínios não irão se realinhar paralelamente com o campo magnético terrestre. Ao invés disso, os domínios se reorganizarão em uma orientação não magnética.

    A agulha de uma bússola se alinha com o campo magntético da terra (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  3. Atinja diretamente e bruscamente o prego várias vezes com o martelo, ao mesmo tempo em que o mantém posicionado na orientação norte-sul. O impacto do martelo no prego faz com que os domínios magnéticos dele se percam da sua orientação atual. O campo magnético da Terra irá, então, recolocá-los em uma nova orientação paralela com a terrestre.

    Atingir um prego com um martelo irá magnetizar o prego (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  4. Teste o magnetismo do prego tocando-o em um metal leve, como por exemplo clipes e percevejos. Um prego magnetizado pelo contato com um martelo terá força magnética suficiente para levantar esse tipo de material.

Loading...

Dicas

  • Se o prego não conseguir levantar esses objetos, tente atingi-lo com o martelo com mais força e diversas vezes.
  • Se o prego persistir em não levantar os objetos, ele pode ser de uma fusão de metais que não é magnética. Teste o prego com o imã. Se ele atrair o prego, então ele deve ser feito de metal com propriedades magnéticas. Se o imã não atrair o prego, tente com outros pregos.

Aviso

  • Use óculos de segurança e luvas grossas de couro enquanto estiver batendo no prego com o martelo. Atingir o prego não diretamente pode transformá-lo em um projétil nocivo.

O que você precisa

  • Bússola
  • Martelo
  • Prego de ferro
  • Óculos de segurança
  • Luvas de couro

Referências

Loading ...
Loading ...