Os maiores desertos da Ásia

Escrito por david degnan | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os maiores desertos da Ásia
O deserto de Taklamakan é o maior da Ásia (dune dans le desert de gobi image by Clément Billet from Fotolia.com)

Grande parte da Ásia é ocupada por desertos, incluindo o quente e árido Deserto Arábico e o frio e intercontinental deserto da Ásia central. Lar de três dos maiores desertos gelados do mundo, a Ásia foi moldada por esse tipo de relevo impenetrável e vasto por mais de um milênio. Os desertos da Ásia continuam fascinando e desafiando viajantes com sua beleza severa.

Outras pessoas estão lendo

Deserto de Gobi

O deserto de Gobi é um dos maiores do mundo, circundando o sul da Mongólia e o norte da China. Apesar de haver áreas arenosas do deserto onde se formaram dunas, vastas planícies e afloramentos rochosos constituem sua maior parte. O ambiente em Gobi é extremo e rigoroso, com secas e temperaturas sazonais acima de 37ºC no verão e inferiores a -4ºC no inverno. Ventos fortes na primavera a no outono tornam a viagem difícil, pois enormes tempestades de areia reduzem a visibilidade. O grande parque nacional de Gobi, uma das maiores biosferas do mundo, cobre uma área maior que a Suíça. Como na maioria dos desertos, há vários oásis em Gobi que oferecem água e recursos vitais para a vida selvagem, como raros camelos bactrianos e os ursos de Gobi -- os únicos ursos que habitam desertos no mundo.

Os maiores desertos da Ásia
Formações rochosas são mais comuns do que as arenosas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Deserto de Taklamakan

Localizado no meio da bacia do rio Tarim, Takamaklan é o maior deserto da China e o segundo maior deserto de areias que se movem no mundo. Cobrindo 30.000 km quadrados, é o décimo sétimo maior deserto do mundo. O ambiente continental cria temperaturas frígidas até no verão, quando a temperatura à noite cai abaixo de zero. A característica principal de Taklamakan são as grandes dunas de areia, que podem atingir até 300 metros de altura. Devido aos ventos fortes, o movimento da areia foi medido em 15 metros por ano, o que é uma grande ameaça ao povo da região por invadir áreas de cultivo e oásis.

Os maiores desertos da Ásia
Taklamakan é o décimo sétimo maior deserto do mundo (Comstock/Comstock/Getty Images)

Deserto de Karakum

O deserto de Karakum, localizado na Ásia central, ocupa mais de 70% do Turcomenistão. O nome "Karakum" significa "areia negra" em referência à cor da areia, que é rica em vapores e minerais. A umidade é reduzida, com chuvas uma vez a cada década. Apesar do clima rigoroso, é um deserto complexo com uma biosfera diversificada, incluindo uma variedade de topografias que vão de formações arenosas a vastos tratos de floresta de sagual. O Turcomenistão designou a preservação de 14 áreas de vida selvagem e monumentos culturais no deserto além de incluir 245 sítios no plano nacional de ação do ambiente de Karakum. A UNESCO está avaliando áreas do deserto para inclusão na lista de patrimônio mundial, dado o valor universal do deserto e sua fragilidade.

Os maiores desertos da Ásia
Karakum ocupa mais de 70% do Turcomenistão (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível