Mais
×

As maiores feiras de negócios do Brasil

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Introdução

Todos os anos, as feiras de negócios no Brasil recebem milhões de visitantes de toda parte da América Latina e do mundo. É um negócio que movimenta por ano mais de 4 bilhões de reais, segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras. Não é à toa que a cidade de São Paulo se tornou um dos principais destinos de turismo de negócio do país, recebendo cerca de 75% da totalidade deste tipo de eventos. Carros, motos, aparelhos mecânicos e hospitalares são os artigos mais procurados, mas existe uma infinidade de tipos de feiras de negócios. Conheça quais são as maiores do Brasil.

Scott Olson/Getty Images News/Getty Images

Salão do Automóvel

Não é à toa que a publicidade diz que os brasileiros são apaixonados por carros. O Salão do Automóvel, que reuniu cerca de 750 mil pessoas na edição de 2012, é uma vitrine da indústria automobilística mundial. Geralmente realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a feira traz os últimos lançamentos de carros que os brasileiros vão ver na lojas e também modelos únicos e protótipos, como um Aston Martin usado nos filmes de James Bond e muito mais.

Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Um lugar onde a indústria editorial brasileira e internacional se encontra, a Bienal do Livro de São Paulo leva cerca de 740 mil fanáticos por leitura a cada dois anos ao Pavilhão de Exposições do Anhembi. Editoras, livrarias e distribuidoras de livros de todo o país enchem o pavilhão com estandes de venda e realizam encontros, palestras e tardes de autógrafos com autores famosos do mundo todo. Há também uma programação pensada exclusivamente para as crianças, que podem participar de brincadeiras educativas e leitura de livros.

Mark Renders/Getty Images Entertainment/Getty Images

Salão Duas Rodas

Cada vez mais presente nas cidades brasileiras, as motos também possuem uma feira de negócios exclusiva para a sua indústria. Lá o visitante encontra novos modelos de motocicletas, além de acessórios, peças e equipamentos para usar sobre duas rodas. A edição de 2011, também realizada no enorme Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, reuniu cerca de 250 mil pessoas e 445 expositores diferentes. Modelos exclusivos da Harley Davidson, Ducati, Kasinski, Yamaha e Honda foram os que mais chamaram a atenção dos visitantes que passaram pelo evento.

David McNew/Getty Images News/Getty Images

Agrishow

A Agrishow é a quarta maior feira de negócios do Brasil em número de visitantes, porém é a maior no espaço usado para seus stands: 440.000 metros quadrados. Realizada todo ano na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, a Agrishow recebe em média cerca de 150 mil visitantes a cada edição. No local é possível ver gigantescas máquinas agrícolas, equipamentos e implementos para agricultores, além dos animais, que são as estrelas desta feira. Quem visita não fica só olhando, mas também tem a oportunidade de conferir o funcionamento dos aparelhos em um campo criado para testes.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Feicon

Conhecido também como o Salão Internacional da Construção, a Feicon Batimat é a maior feira de negócios do ramo em toda a América Latina. Lá os visitantes podem conhecer todas as novidades e lançamentos da indústria, como materiais para aquecimento, segurança e novas tecnologias de energia e iluminação, além de acabamentos e revestimentos. Na edição de 2012, um total de 133.347 pessoas passaram pela feira, que contou com 800 expositores diferentes, entre lojas de construção, fábricas, fornecedores, engenheiros, construtoras e profissionais de arquitetura.

Charley Gallay/Getty Images Entertainment/Getty Images

Beauty Fair

A beleza da mulher brasileira é a grande protagonista da Beauty Fair. A feira, que teve sua última edição realizada no Expo Center Norte em São Paulo, recebeu mais de 130 mil visitantes em 2012. Os visitantes vêm de várias partes do país para conhecer produtos, lançamentos, tecnologias e novos cursos da área de beleza e cosmética. Todos os segmentos da indústria estão presentes em seus estandes: fábricas, lojas, revendedores, maquiadores e cabeleireiros marcam presença. Com o aquecimento da economia e a ascensão da Classe C, a indústria da beleza vem aumentando bastante e a Beauty Fair não para de crescer.

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Feira Internacional da Mecânica

A Feira Internacional da Mecânica é uma das mais tradicionais entre os grandes encontros de negócios realizados no Brasil. Sua primeira edição aconteceu em 1959 e seu crescimento vem acompanhando a evolução da indústria nacional. Em 2012, cerca de 108 mil pessoas compareceram ao Pavilhão de Exposições do Anhembi em busca dos lançamentos do segmento. Mais de 2 mil expositores, de 40 países diferentes, traziam as últimas novidades em tecnologia de produtos mecânicos, desde processos de automação a tecnologias de tratamento ambiental e refrigeração.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Feira Hospitalar

O Expo Center Norte em São Paulo é palco da Feira Hospitalar, que acontece todo ano na cidade. Profissionais de vários ramos da medicina comparecem buscando informação sobre os últimos produtos do setor. O espaço de 82 mil metros quadrados é preenchido com 1250 expositores de 37 países diferentes. Médicos, enfermeiros, estudantes, representantes de laboratórios, clínicas e consultórios particulares de 74 países diferentes formaram um público de cerca de 92 mil pessoas que visitaram a edição de 2012 da Feira Hospitalar.