As maiores vantagens de ter filhos depois dos 35 anos

Escrito por shannon peavey | Traduzido por lara scheffer
As maiores vantagens de ter filhos depois dos 35 anos
Muitas mulheres têm o primeiro filho após os 35 anos (Getty Images)

De acordo com um relatório liberado pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA em 2014, 1 em cada 5 mulheres que dão a luz tem 35 anos ou mais, e esse número vem crescendo mais e mais a cada ano na última década. Cerca de 3% das mulheres que deram a luz apenas entre 2012 e 2013 tinham entre 35 e 39 anos de idade. Entretanto, essa tendência não é uma exclusividade americana. Em grande parte do mundo ocidental, as mulheres têm optado por ter filhos mais tarde.

Embora seja verdade que não se torna mais fácil engravidar ou dar à luz conforme as mulheres envelhecem, seja do ponto de vista físico ou médico, existem vantagens em ter filhos mais tarde. Se você se encontrar nessa posição, fique tranquila, pois as recompensas podem ser agradáveis e até intensas.

1. Você é mais velha, inteligente e tem mais perspectiva do que é importante na vida

As mães mais velhas simplesmente passaram mais tempo neste mundo do que as mais jovens. Elas viajaram mais, passaram por mais momentos bons e ruins, conquistaram mais e têm uma visão mais ampla do que é possível. "Eu sou mais capaz de destilar informações sobre a maternidade, escolher as partes úteis e transformá-las em ação", conta Leah, 40, mãe de Ella, 3, e Vivienne, 1. Todos os tipos de experiência de vida podem ser úteis na educação infantil, desde a resolução de conflitos ao preparo para lidar com emergências e à maneira de contar histórias. Veja só: você vai ser ótima nisso!

2. Você teve tempo para criar raízes na carreira, provar seu valor e atingir um certo nível de sucesso profissional

Tanto as mães que trabalham fora quanto as que não e que esperaram para ter filhos dizem que esse tempo a mais significa que têm opções: elas podem continuar trabalhando da mesma forma para poder pagar pela educação das crianças no futuro, podem aliviar um pouco, pois já garantiram a credibilidade e flexibilidade de realizar alguns ajustes em suas agendas ou podem parar de trabalhar totalmente, sabendo que podem voltar na mesma posição mais tarde. Melissa, 28, advogada e mãe de Lydia, 5, e Jack, 7, diz: "Já passei da parte inicial e ambiciosa de minha carreira e posso aliviar um pouco... Mas ainda tenho experiência suficiente par voltar a trabalhar com força total novamente se quiser."

3. Seus próprios familiares provavelmente estarão aposentados e disponíveis para ajudar a cuidar das crianças

Muitas mães mais velhas agradecem por seus pais e outros familiares estarem disponíveis e dispostos a ajudar a cuidar das crianças agora. Afinal, alguns anos antes muitos estavam ocupados trabalhando e não poderiam fazer isso. Elas também mencionaram que, durante reuniões familiares, agora há primos mais velhos que podem brincar com as crianças, deixando-as passar mais tempo na "mesa dos adultos".

4. Colegas e amigos passaram por isso antes — e podem dar conselhos (e itens usados)!

Você sem dúvidas terá amigos com filhos que acabaram de passar pelo que você está passando, em cada estágio do desenvolvimento de seu filho. Seus conselhos e experiências serão inestimáveis. E também há um bônus: eles estarão loucos para se livrar das coisas que não são mais necessárias — roupas, sapatos, brinquedos, qualquer coisa — e passá-las para você. Recorra a eles para obter mais informações sobre sono, alimentação, atividades locais, escolas... Eles serão um grande tesouro!

As maiores vantagens de ter filhos depois dos 35 anos
Mães mais velhas podem procurar suas colegas para pedir conselhos (Digital Vision/Getty Images)

5. As pessoas pensarão que você é mais nova do que realmente é

Por que ter filhos pequenos a deixam mais jovem? As pessoas não vão acreditar quando as pessoas descobrirem sua verdadeira idade depois de ver fotos de seus filhos ou após vê-la passeando com um carrinho de bebê! Elas provavelmente vão pensar que você é cerca de cinco anos mais nova do que realmente é. Por isso, você não precisará revelar sua idade. Afinal, as pessoas não precisam saber, precisam?

As maiores vantagens de ter filhos depois dos 35 anos
Ter filhos deixa você mais jovem! (Alexander Shalamov/iStock/Getty Images)

6. Você provavelmente vai ter mais dinheiro do que tinha quando era mais nova

Quanto mais velha você for, maiores as chances de ter uma poupança. Isso pode aliviar um pouco do estresse, pois, como sabemos, crianças são "caras". Mas também significa que você talvez esteja numa melhor posição para começar uma poupança para pagar a faculdade das crianças, considerar pagar por luxos como professores particulares e aulas de violino e viajar com a família nas férias de verão.

7. Já faz tempo que você aproveitou aquelas coisas infantis que adorava — e agora pode aproveitar tudo de novo

Lembra dos carrosséis, parques aquáticos e montanhas-russas? Ou talvez você preferisse videogames ou zoológicos. De qualquer forma, você pode aproveitar tudo de novo — e, acredite, o tempo e a distância farão tudo parecer ainda melhor.

8. Você já aproveitou a vida

Ficar em casa numa sexta-feira à noite depois que as crianças dormem é bom — na verdade, é maravilhoso. Você já teve muitas noitadas e agora assistir a filmes com a família no sofá é sua ideia de aproveitar a noite. Priya, 42, mãe de Suhani, 4, e Arjun, 3, revela não ter "absolutamente nenhum pensamento sobre seus amigos estarem badalando em algum lugar... Porque eles não estão". A dor que você poderia ter sentido com esse pensamento quando tinha 20 ou 30 anos deixa de existir quando você chega perto dos 40 ou 50.

As maiores vantagens de ter filhos depois dos 35 anos
Mães mais velhas não acham ruim ficar em casa numa sexta à noite (Cody Wheeler/iStock/Getty Images)

9. Você é mais capaz de "deixar para lá"

As mães mais velhas provavelmente adquiriram conhecimentos que ajudarão muito na educação das crianças, como a paciência. "Agora eu sei que tudo na vida que parece impossível vai passar", conta Melissa. Você também já teve tempo de explorar seus interesses e "se encontrar", então está pronta para aceitar os desafios — e aproveitar as recompensas — da maternidade com uma sensação de estar em paz consigo mesma. "Eu me conheço melhor agora e posso passar a sabedoria do amor próprio aos meus filhos", revela.

10. Gratidão atrasada: você guardou uma das melhores coisas da vida "para depois" e nem sabia

Pergunte a qualquer pessoa: todas as mães mais velhas dirão de uma forma ou de outra que estão constantemente vivendo num estado de gratidão, mesmo nos dias ruins. Quando você é mais velha, tem um maior entendimento de quão rápido o tempo passa e perceberá que ser capaz de ter filhos nesse estágio da vida é um presente que você vai aproveitar com todo o coração, todos os dias. Mesmo quando houver cenoura nas paredes e ervilhas em seu cabelo, você vai gostar disso.

As maiores vantagens de ter filhos depois dos 35 anos
Mães mais velhas reconhecem quão maravilhoso é estar presente todos os dias (AshleyWiley/iStock/Getty Images)