×
Loading ...

Como fazer um Mala

Um mala, também chamado de ojuzu ou nenju, é, às vezes, conhecido como um rosário budista. Algumas escolas do Budismo usam o mala para realizar a contagem de recitações do mantra ou de prostrações durante a oração. O comprimento do mala varia entre as escolas e depende do uso, com os malas formais tipicamente contendo 108 contas, e os pequenos de pulso para o uso diário contendo 27 contas. Cada mala tem também uma conta grande, com três orifícios, chamado de conta do guru ou de Buda. A conta do guru simboliza o Darma.

Instruções

Os Malas são usados por monges budistas e por leigos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte um comprimento de 30 cm de fio para um mala de pulso ou de 100 cm para um mala formal. Faça um nó em uma das extremidades do fio em torno de um botão ou de uma conta extra para evitar que as outras contas se soltem do fio enquanto você as amarra.

    Loading...
  2. Passe as contas de 12 mm no fio. Use seis contas para um mala padrão de pulso e sete contas para um mala formal.

  3. Ponha uma conta de marcação de 10 mm no fio. A conta de marcação é geralmente menor do que as contas principais do mala, mas você também pode usar uma conta ligeiramente maior, se preferir, como uma conta de marcação de 14 mm.

  4. Insira as contas de 12 mm no fio após a primeira conta de marcação. Adicione mais 15 contas para um mala de pulso e 94 contas para um mala formal. Adicione uma segunda conta de marcação e, em seguida, insira seis contas de 12 mm para o mala do pulso e sete contas de 12 mm para o mala formal.

  5. Retire o botão ou a conta extra da extremidade do fio. Passe cada extremidade do fio em um dos lados da conta do guru. Puxe ambas as extremidades do fio para fora do terceiro orifício na conta do guru.

  6. Amarre as extremidades do cabo em um nó duplo ou triplo. Faça o nó grande o bastante para que ele não escape da conta do guru.

Loading...

Dicas

  • A colocação das contas varia um pouco nas diferentes tradições budistas.
  • Use contas naturais ao construir um mala. Prefira de madeira e de pedra ao invés de plástico e vidro.
  • Faça sua própria conta do guru a partir de uma conta grande de madeira. Faça um furo pequeno entre os dois orifícios existentes na conta. Perfure até que o novo orifício cruze o canal do orifício existente que passa através do centro da conta.

O que você precisa

  • Fio
  • Botão ou conta extra
  • Contas de 12 mm
  • Contas de 10 mm
  • Conta do guru

Referências

Loading ...
Loading ...