Mais
×

Malefícios do ácido cítrico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O ácido cítrico é uma substância ácida muitas vezes usada para conservar ou conferir um sabor azedo a alimentos. Ele é mais notavelmente encontrado em frutas, como limões, limas e laranjas. O ácido cítrico é comumente encontrado em laboratórios e, embora geralmente seja seguro, existem alguns pequenos malefícios associados a eles. Você poderá entrar em contato com a substância ao manusear frutas cítricas ou fizer experimentos científicos.

Limões são uma fonte natural de ácido cítrico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Irritação da pele

O ácido cítrico pode irritar levemente a pele, causando coceiras e queimaduras leves nos indivíduos mais sensíveis à substância. Deve-se lavar as mãos imediatamente quando houver contato direto com a pele. É preciso usar luvas protetoras ao manusear o ácido, para evitar contato acidental. A substância também pode irritar as paredes da garganta ou a boca do estômago quando ingerida em grandes quantidades.

Irritação dos olhos

O ácido cítrico pode irritar gravemente os olhos. O contato acidental pode ocorrer quando a fruta respinga ao ser espremida ou com o toque após o manuseio com os dedos no preparo de limões, laranjas ou outras frutas cítricas. Óculos protetores sempre devem ser utilizados em laboratório. Os olhos devem ser enxaguados abundantemente com água, caso haja o contato com a substância.

Corrosão dos dentes

O consumo de ácido cítrico pode levar à corrosão gradativa do esmalte dentário. Isso pode ser um problema das bebidas que contêm a substância, como limonada, suco de laranja e muitos refrigerantes com gás. A corrosão pode ser reduzida com a utilização de canudos, já que, assim, o líquido não entra tanto em contato com os dentes.

Falso cancerígeno

O folheto de Villejuif foi um documento científico falso divulgado nos anos 1980 que incluía o ácido cítrico na sua lista de dez possíveis substâncias cancerígenas. No entanto, não existe relação científica do ácido cítrico com o câncer, e ele é um aditivo alimentício perfeitamente saudável. O erro do relatório foi devido a um problema linguístico, já que o ácido cítrico faz parte de um ciclo biológico chamado "Ciclo de Krebs"; em tradução literal, "Krebs" significa "câncer" em alemão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article