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Como usar maltodextrina

Muito comum em academias e lojas de suplementos alimentares, a maltodextrina é uma substância bastante utilizada por atletas, como jogadores profissionais de futebol, maratonistas e também por praticantes de musculação. Trata-se de uma mistura potente, que fornece energia para atividades físicas de longa duração, que exigem muita resistência dos atletas. A maltodextrina é um carboidrato complexo, feito a partir do amido de milho. Depois de ingerido, nosso organismo passa a metabolizar de forma lenta e gradual os carboidratos, o que mantém os níveis de energia altos durante a atividade física. Saiba como consumir de forma adequada esse suplemento alimentar.

Instruções

Atletas profissionais de futebol consomem a maltodextrina para manter elevados os níveis de energia (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
  1. Uma dúvida constante entre os atletas é na hora de saber se a mistura deve ser ingerida antes ou depois do treino. A verdade é que a maltodextrina pode ser consumida antes ou depois da atividade física. O ideal é que haja um intervalo de uma hora antes do exercício físico ou que seja consumida em até uma hora depois.

  2. O primeiro passo para consumir a maltodextrina é dissolvê-la em água. Coloque uma colher (de sopa) de maltodextrina para cada 100 ml de água.

  3. Mexa bem. Quando a mistura ficar homogênea, pode tomar a bebida. Essa quantidade é indicada para aproximadamente uma hora de duração de atividade física.

  4. Acrescente uma colher de sopa de maltodextrina a cada 100 ml de água para mais horas de treinos. Por exemplo, para duas horas de exercício, tome duas colheres (de sopa) de maltodextrina dissolvidas em 200 ml de água.

  5. Existem muitas marcas e tamanhos para a maltodextrina. A substância pode ser encontrada em academias e lojas de suplementos. O preço pode variar de R$ 15 a R$ 40.

  6. Quando consumida antes do treino, a maltodextrina faz com que o atleta treine mais e tenha mais resistência. Dessa forma, ele não entra em exaustão. Já quando consumida após o treino, a substância acelera a recuperação muscular. Combine-a com uma alimentação saudável e tome pelo menos dois litros de água por dia.

Dicas

  • Principais fontes de energia do nosso organismo, os carboidratos possuem a característica de gerar energia de forma rápida. Em uma dieta saudável, os carboidratos representam cerca de 60% das calorias diárias ingeridas. Os alimentos mais ricos em carboidratos são massas, pães, arroz e cereais.

Aviso

  • De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a maltodextrina age como repositor energético para atletas. Seu uso é desaconselhado para quem pratica exercícios como forma de lazer ou estética. O consumo da maltodextrina deve ser orientado por um médico nutricionista. Em doses muito altas, a substância pode causar diarreia, náuseas, ganho de gordura e até hipoglicemia.

O que você precisa

  • 1 colher (de sopa) de maltodextrina
  • 100 ml de água
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